Campos é a sexta cidade do RJ com o melhor saldo de recuperação de empregos em 2020, aponta Firjan

Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, é o sexto município em todo o estado do RJ com o melhor saldo de recuperação de empregos em 2020, segundo um levantamento da Firjan. Enquanto a cidade perdeu 2.512 postos de trabalho entre março e maio, meses que em Campos foram os mais afetados pelas medidas de combate à pandemia, outras 2.325 vagas foram reabertas desde junho, numa recuperação que já bate os 92%, aponta o levantamento.

Com esse resultado, Campos é o sexto entre os 92 municípios do estado com o melhor saldo acumulado no ano (+382 empregos).

Em novembro, último mês dos registros, os setores de comércio, indústria e serviços puxaram a retomada, com destaque para locação de mão-de-obra temporária (+54), cerâmica (+51) e comércio de calçados e artigos de viagem (+39).

“Como dezembro é uma época notoriamente de maior contratação, especialmente no comércio, é possível que Campos tenha passado por 2020 recuperando 100% dos empregos perdidos no difícil ano de 2020. Seria uma notícia e tanto, mas isso só vamos confirmar com o fechamento dos dados de dezembro”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Destaque também para Macaé

De acordo com o levantamento realizado pela Firjan com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, Macaé também se destacou entre as cidades do estado.

O município do Norte Fluminense teve, em novembro, a maior recuperação entre as cidades do interior do Rio. O saldo no respectivo mês é de 1.745 novos empregos, em especial aqueles relacionados a serviços de engenharia (+317), montagem e instalações industriais (+167) e transporte de carga (+163). Com isso, a cidade acumula o terceiro mês consecutivo de saldos positivos de emprego.

Já no Noroeste Fluminense, Italva (+256) e Bom de Jesus do Itabapoana (+136) se destacam no acumulado de empregos entre janeiro e novembro. Em Italva, a indústria é a principal contratante (+181), especialmente a partir de atividades como construção de edifícios (+162).

Recuperação da indústria

De acordo com os números analisados pela Firjan, todas as regiões do estado do Rio apresentaram saldo positivo de contratações em novembro, quando considerados todos os setores econômicos. No Norte Fluminense o saldo positivo é de 154 empregos, enquanto no Noroeste é de 287.

Em todo o estado, a indústria fluminense recuperou, de julho a novembro, 51,3% dos postos de trabalho perdidos entre março e junho.

Em novembro, o estado do Rio de Janeiro registrou o quarto mês consecutivo de geração de novos postos de trabalho formais. Segundo a Firjan, o resultado do mês (+32.673) chama atenção pela intensidade: as vagas geradas em novembro ultrapassam o resultado acumulado em outubro (+16.089), setembro (+9.449) e agosto (+5.230).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *