Campos adere campanha de multivacinação para crianças e adolescentes - Tribuna NF

Campos adere campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

Campos vai aderir à Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes lançada pelo Ministério da Saúde. E, por recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ), a ação acontecerá a partir desta quarta-feira (23), até 15 de setembro, ocasião onde pais e responsáveis legais poderão levar os filhos de 2 meses até 15 anos completos para atualizar a caderneta de vacinação de rotina, Covid-19 e gripe. O “Dia D” de Vacinação está previsto para acontecer no dia 2 de setembro. A campanha faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação que tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal no Brasil.

De segunda a sexta, todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) serão aplicadas através das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs/UBSFs), Unidades Pré-Hospitalares de Santo Eduardo, Travessão e Ururaí, Clínica da Criança, Centro de Saúde de Guarus (CSU), Cidade da Criança e Hospital São José, sempre das 8h30 às 16h, totalizando 39 salas de vacinação. Aos finais de semana, será mantida a vacinação na sede da Secretaria de Saúde e na Clínica da Criança, das 8h às 17h. Também haverá ações extramuros, que serão divulgadas em breve.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury explica que o momento é de transição epidemiológica, visto que, em breve, o Ministério da Saúde irá aposentar as vacinas orais da poliomielite. Porém, o Zé Gotinha continuará como garoto propaganda da multivacinação. Assim, como, já foram realizadas campanhas contra Covid-19, gripe, poliomielite e sarampo, o objetivo agora é fazer a revisão das vacinas do calendário de rotina que faltam e, por isso, o Ministério da Saúde estabeleceu a multivacinação.

“A multivacinação é tão ou mais importante do que uma campanha de vacina isolada porque o objetivo hoje é recuperar a cobertura vacinal dando à população a chance de ter dias com postos abertos, além dos dias da semana. Ou seja, aumentar a oferta de datas, de horários e os dispositivos de ofertas de vacinas, como shoppings, jardins, entre outros”, disse Kury.

Para o especialista, a ideia é vencer todos aqueles impedimentos naturais à vacinação, como os três “C” que são: complacência, que é a capacidade que as mães têm de acreditarem mais que o evento adverso das vacinas é mais perigoso que a proteção que a ela dá, que é proteger da morte; a conveniência que é a capacidade que o serviço público ou privado tem de oferecer um local, com pessoal disponível e horário para vacinação perto da sua casa ou em horário que você não esteja trabalhando, como, por exemplo, aos sábados como o município vai fazer; e a confiança que, como o próprio nome já diz, é a pessoa confiar na vacina e levar os filhos para serem imunizados.

“A ideia dessas campanhas de multivacinação é fortalecer a confiança, tornar a oferta da vacina mais conveniente e sabemos que as vacinas são seguras. Então, é a gente ter essa estrutura de vacinação fortalecida e a população melhorar sua cobertura vacinal para evitarmos, por exemplo, situações como da meningite, do sarampo e da febre amarela ocasionadas pela baixa vacinação”, ponderou Charbell Kury.

Durante a campanha de multivacinação serão ofertadas todas as vacinas do calendário de rotina da criança e do adolescente, incluindo a meningocócica C e ACWY, cuja aplicação foi intensificada nas últimas semanas no município, além de Covid-19 e Influenza, que previne contra a gripe. Para vacinar, os pais ou responsáveis legais, que estão dentro da faixa etária da campanha, precisam apenas levar os documentos pessoais do filho e a caderneta de vacinação.

DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

POSTOS COM HORÁRIOS EXCLUSIVOS

Secretaria Municipal de Saúde (público geral) – 8h às 20h

Clínica da Criança (crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias) –9h às 18h

Cidade da Criança (crianças de 2 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias) – 8h30 às 16h

POSTOS PARA PÚBLICO GERAL – 8h30 às 16h

Centro de Saúde de Guarus (CSG)

Hospital São José

UBS Baleeira

UBS Eldorado

UBS Parque Prazeres

UBS Penha

UBS Poço Gordo

UBS Ponta Grossa dos Fidalgos

UBS Saturnino Braga

UBS Sentinela do Imbé

UBS Tocos

UBS Venda Nova

UBSF Aldeia

UBSF Carvão

UBSF Conselheiro Josino

UBSF Dores de Macabu

UBSF Felix Miranda

UBSF IPS

UBSF Jamil Ábido

UBSF Lagamar/Farol de São Tomé

UBSF Lagoa de Cima

UBSF Morangaba

UBSF Morro do Coco

UBSF Parque Aurora

UBSF Parque Imperial

UBSF Parque Rodoviário

UBSF Patronato São José

UBSF Ponta da Lama

UBSF Santa Cruz

UBSF Santa Maria

UBSF Santo Amaro

UBSF São Sebastião

UBSF Vila Nova

UPH Santo Eduardo

UPH Travessão

UPH Ururaí

SÁBADO E DOMINGO – 8H ÀS 17H

Secretaria Municipal de Saúde

Clínica da Criança

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *