20/06/2024
Campos

Cachorro-do-mato jovem é resgatado em quintal de residência, em Campos

O morador de um condomínio localizado próximo à usina do Queimado acionou o Grupamento Ambiental (GAM) nessa sexta-feira (23) para o resgate de um cachorro-do-mato macho e jovem, que estava no quintal de sua residência. O animal é um mamífero da família dos canídeos, amplamente distribuído na América do Sul. No Brasil, é encontrado em diferentes regiões.

O condomínio está localizado em uma área de mata e o animal estava no quintal da residência, provavelmente, em busca de sobras de alimentos, que costumam ser encontradas no lixo. Assustado, ele deu trabalho aos agentes no resgate. De acordo com o GAM, o animal estava em boas condições de saúde e já foi devolvido à natureza em uma Área de Proteção Permanente (APP).

O cachorro-do mato também é conhecido por outros nomes, entre eles, guaraxaim, guaxite ou gaxite, lobinho, raposa-da-caatinga, raposa-de-cachorro e lobete, entre outros. A orientação é, sempre que identificarem qualquer animal silvestre, as pessoas isolem a área e acionem o GAM.

Os agentes do GAM esclarecem que, normalmente, os animais saem do seu habitat natural em busca de abrigo e alimento por causa do crescimento urbano.

Segundo o GAM, essa não é a primeira vez que um animal dessa espécie é resgatado no município. O cachorro-do-mato se alimenta de animais e vegetais, incluindo em sua dieta ovos, anfíbios, répteis, crustáceos, pequenos mamíferos, carcaças de animais e muitos frutos. Ao se alimentar de frutos, é um importante dispersor de sementes, o que é fundamental para a recuperação florestal de muitas áreas.

O GAM pode ser acionado pelos telefones 153, (22) 98175-0758 e o (22)981020185, da Sala de Operações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *