Ministro Gilmar Mendes pede vista e suspende julgamento de Washington Reis
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, pediu vista ao processo e suspendeu o julgamento do recurso do ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, que tenta reverter sua condenação por crime ambiental.
O pleno do STF está julgando, no plenário virtual, os embargos infringentes impetrado pela defesa do ex-prefeito.
No momento, o placar é desfavorável a WR.
O relator do recurso, ministro Flávio Dino, votou para manter a condenação de Reis e, até o momento, foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin. O ministro André Mendonça abriu divergência e votou para absolver o político, que é atual secretário de Transportes do Estado.
O ministro Dias Tóffoli se declarou suspeito.
Washington Reis foi condenado a 7 anos de prisão quando era prefeito de Duque de Caxias por crime ambiental e loteamento irregular. A condenação também impediu WR de concorrer nas últimas eleições.
O ex-prefeito é defendido pelo renomado criminalista Antônio de Almeida Castro, o Kakay.
O caso
Reis, juntamente com outros acusados, foi condenado por ter causado danos ambientais a uma área em que havia determinado a execução de um loteamento denominado Vila Verde, localizado na zona de amortecimento da Reserva Biológica (ReBio) do Tinguá. Os delitos estão previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/1998) e na Lei sobre Parcelamento do Solo Urbano (Lei 6766/1979) e ocorreram no primeiro mandato de Reis na prefeitura.
Confira a sequência: