Chamado de ‘Cláudio Castro, o fraco’, governador rebate Pedro Paulo: ‘Robin atrás do Batman’
Pedro Paulo, principal aliado político de Eduardo Paes no Rio, chamou o governador do estado de “Cláudio Castro, o fraco”, em entrevista aos jornalistas Caio Sartori e Thiago Prado. A declaração, que foi publicada hoje e irritou Castro, tinha como pano de fundo a disputa pela cadeira dele nas eleições de 2026 — Paes, incentivado por Pedro Paulo, é um candidato em potencial.
A informação é do blog do Lauro Jardim.
Disse o deputado:
— Precisamos de um governador com tamanho político para enfrentar esses problemas (segurança pública e a questão fical) (…). Tivemos dois governadores recentemente: (Wilson) Witzel, o breve, e Cláudio Castro, o fraco. Não conseguiu enfrentar essas duas dimensões.
O governador resolveu rebater Pedro Paulo. O tom é alto. E contrapõe a relação pacífica que os dois costumavam manter, a ponto de Castro ter cogitado, em 2022, transformar o braço-direito de Paes em vice de sua própria chapa à reeleição no estado. À época, a expectativa era que o prefeito tivesse Pedro Paulo como vice, agora em 2024. O movimento foi frustrado diante do possível vazamento de um vídeo íntimo do parlamentar, que perdeu o lugar na chapa vitoriosa à administração da capital fluminense.
Castro faz referência indireta ao episódio:
— O eterno menino Robin, também vídeomaker nas horas vagas, que sempre viveu atrás do Batman, voltou a aparecer. De expurgado pelas urnas em 2016, vetado em 2022 para ser ministro e, agora, abandonado no altar em 2024, ele surge como um ventríloquo em busca de sobrevida. Mas ele a gente já conhece: não tem história, não tem trajetória, não tem brilho e vive atrás de uma boquinha.
As falas ditam o tom de mais uma semana em que, nos bastidores, a política do Rio antecipa a corrida pelo Palácio Guanabara. Do lado de Paes, aliados (como faz Pedro Paulo enquanto presidente estadual do PSD) tentam pavimentar o caminho de uma futura nova candidatura a governador. Do lado do PL e de Castro, que não pode se reeleger, possibilidades de sucessão vêm sendo estudadas dia a dia.
Fonte: Blog do Lauro Jardim, de O Globo.