12 anos no ar - Blog do Ralfe Reis

12 anos no ar

Publicidade Dengue Prefeitura de Campos

2 de abril de 2010, foi nessa data que iniciei na blogosfera, completando neste sábado doze anos no ar. O blog começou no antigo http://blogralfereis.blogspot.com/, e, ao longo do tempo, passando pelo extinto jornal O Diário e atualmente hospedado no Jornal Online Tribuna NF.

Naquela época, ainda sem a força das redes sociais (algumas nem existiam), o blog tinha pouquíssimos leitores, que foram se tornando fieis ao trabalho desenvolvido e, ao longo do tempo, foi aumentando a cada dia o número de pessoas que confiaram nas informações publicadas. O foco principal sempre foi política e administração pública, o que não era de muito interesse da maioria da população, mas que com o advindo das redes sociais foi se ampliando com o tempo.

Foram muitas emoções ao longo desses anos. Matérias exclusivas que ganharam repercussão nacional, outras que contribuíram com os órgãos de controle, embasando abertura de ações civis públicas e investigações que culminaram em operações policiais na região e até em Brasília, chegando a levar o afastamento de um prefeito por um ano devido a robustez das provas publicadas aqui.

O objetivo do jornalismo é levar a informação correta à população, principalmente aquela que todo agente público tenta esconder. Outra, quando apontado algo que está errado o objeto também é fazer com que o agente público recue e corrija seus atos. E claro, não voltando atrás de algum ato lesivo ao erário, temos obrigação de mostrar aos órgãos de controle o caminho para interromper a sangria do desvio do dinheiro público.

Também tive momentos de entreveros com os próprios órgãos de controle, quando houve alguns excessos. Mas são águas passadas.

Matérias que ganharam repercussão nacional e até internacional foram muitas. E muita das vezes a imprensa nacional não citou a verdadeira fonte. Mas também existem sites nacionais independentes com ética que citam a fonte original da informação. Um exemplo mais recente foi quando publiquei em primeira mão o documento da PGR que pedia a prisão e afastamento do ex-governador Wilson Witzel. Boa parte da imprensa independente citou a fonte, e a outros veículos nacionais, que estão em decadência, não citaram.

Mas além disso, para o profissional de imprensa não há nada mais satisfatório do que saber que os poderosos, a turma do andar de cima, se incomodam quando denunciamos algo. Mesmo quando vem com alguma ameaça, moções de repúdio e notificações, o que é perda de tempo.

Bom, mas o blog que iniciou antes do período da Lava Jato, acompanhou as operações e agora o pós Lava Jato, pode afirmar: nada mudou. A roubalheira segue firme por aí.

E a gente segue monitorando.

Obrigados aos leitores. Sigamos em frente.

Alerj

Comente