Juiz manda União fazer licitação para linhas operadas pela Viação Águia Branca - Blog do Ralfe Reis

Juiz manda União fazer licitação para linhas operadas pela Viação Águia Branca

A autorização a particulares para prestação de transporte interestadual de passageiros por tempo indeterminado, sem licitação, é inconstitucional. Com esse entendimento, a 28ª Vara Federal do Rio de Janeiro, em liminar nesta terça-feira (22/3), determinou que o governo federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promovam licitação para novas linhas nos trechos em que atua a Viação Águia Branca.

As autoridades têm um ano para comprovar a efetivação da medida. Até lá, não há impedimento para a cirulação dos ônibus da Águia Branca. Já a multa pelo descumprimento da ordem após o prazo é de R$ 100 mil por semestre.

Na década de 1990, a empresa firmou diversos contratos com a União para serviço de transporte rodoviário interestadual sem prévia licitação. O prazo de validade se esgotaria em 2008. A ação popular apontou que o serviço continua sendo prestado até hoje por uma única empresa nas rotas envolvidas nos contratos, sem a devida licitação.

O juiz Adriano Saldanha Gomes de Oliveira indicou que o Estado pode optar por executar o transporte rodoviário interestadual de passageiros por meio de autorização em casos excepcionais. No entanto, a regra é a licitação.

“O caráter excepcional da autorização para execução do mencionado serviço público se dá por se tratar tal modalidade de delegação de ato administrativo unilateral, discricionário e precário, sem necessidade de prévio procedimento licitatório”, indicou o juiz.

Para o magistrado, as provas dos autos comprovaram a irregularidade na delegação do serviço. No entanto, ele considerou que a suspensão total do termo de autorização e das atividades da ré causaria “grave prejuízo à coletividade”, já que a população ficaria privada de transporte coletivo.

Clique aqui para ler a decisão

Fonte: Conjur

Comente