Voos da Azul entre Campos e Rio de Janeiro voltam em junho, diz vice-presidente da companhia - Blog do Ralfe Reis

Voos da Azul entre Campos e Rio de Janeiro voltam em junho, diz vice-presidente da companhia

Interrompidos a partir desta terça-feira (16/03), os voos regulares entre Campos dos Goytacazes e Rio de Janeiro devem ser retomados em junho deste ano. A previsão foi dada pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Governamentais da Azul, Fabio Campos, durante uma audiência virtual realizada a pedido da deputada federal Clarissa Garotinho (PROS) na manhã de hoje. A Azul é a única companhia com essa rota regular.

A audiência, solicitada há algumas semanas para tentar abrir uma negociação com a empresa, teve a participação também do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Campos dos Goytacazes, Marcelo Mérida, e do assessor da deputada Thiago Ferrugem. Durante a reunião, o representante da Azul alegou que os motivos para a interrupção são os efeitos da segunda onda da pandemia de coronavírus, que impactaram o projeto de expansão da empresa, e o aumento expressivo do dólar e dos combustíveis.

“Não vamos tirar Campos da nossa malha, mas, neste momento, temos de olhar a malha como um todo e reduzir nossas operações para, no segundo semestre, voltarmos a crescer”, disse Fabio Campos, garantindo que Campos dos Goytacazes continua sendo um município prioritário para a Azul.

Fabio Campos explicou que, antes da pandemia, a empresa operava nacionalmente com mil voos diários . Na primeira fase crítica, passou a ter 70. No segundo semestre de 2020, devido a algumas operações financeiras, a empresa se capitalizou e voltou a operar com 700 voos diários, mas, devido ao agravamento da Covid e à alta do dólar e dos combustíveis, teve de reduzir ou suspender voos em todos os trechos que opera. Hoje, são ao todo 400 voos diários.

Clarissa e os representantes da prefeitura presentes à audiência se mostraram satisfeitos com a promessa da companhia sobre o retorno da operação. Fabio Campos explicou ainda que a redução foi feita em outros municípios, seguindo a seguinte regra: em cidades em que a companhia operava com cinco ou seis voos diários, houve redução para apenas um voo diário; e em outras, como Campos (dois voos diários), em que a operação era de menos de cinco, houve suspensão completa por ora.

“Esta audiência foi para tentar entender os motivos da empresa e para vermos se algo poderia ser feito que evitasse essa suspensão temporária. A empresa apresentou suas alegações, diretamente relacionadas à grave crise sanitária por que passamos. Ficamos aliviados em saber que Campos continuará sendo uma prioridade para a Azul, e quero colocar nosso gabinete em Brasília à disposição da empresa para ajudá-la no que for preciso para que essa operação volte o mais rápido possível”, disse Clarissa.

O secretário municipal Marcelo Mérida falou da importância dessa operação não só para o Poder Público da cidade de Campos mas também para os empresários que operam na Bacia de Campos e no Porto do Açu. A prova disso, segundo ele, é que nesta terça-feira, às 8h30 da manhã, o voo só tinha seis assentos disponíveis.

“A prefeitura monitorou os voos da Azul na última semana, e todos tiveram cerca de 90% de ocupação. Então, existe, sim, uma demanda alta. Por isso, vamos aguardar com bastante expectativa a volta das operações a partir de junho”, disse Mérida.

Comente