Vice-Prefeito Frederico Paes defende interlocução com universidades - Blog do Ralfe Reis

Vice-Prefeito Frederico Paes defende interlocução com universidades

O Vice-Prefeito Frederico Paes recebeu nesta terça-feira (23) o reitor Raul Palácio e a vice-reitora Rosana Rodrigues, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), no processo de interlocução do município com o polo acadêmico de Campos, destacando o papel das universidades “como banco de mentes, que podem contribuir, com integração e parcerias, para retomar a economia, gerar empregos e renda”.

Frederico Paes recebeu os reitores Raul Palácio e Rosana Rodrigues da Uenf representando o Prefeito Wladimir Garotinho, que se encontra em agenda oficial em Brasília em busca de convênios e recursos federais. O Vice-Prefeito estava ao lado do Procurador Geral do município Roberto Landes, do procurador Artur Gusmão, e do assessor jurídico da universidade, Humberto Nobre.

A própria retomada do desenvolvimento local através de agronegócio foi colocada por Frederico Paes, que lembrou que a Secretaria de Agricultura Municipal foi abandonada, sem profissionais adequados, sem engenheiros agrônomos, sem zootécnicos e que a Uenf pode contribuir. O Vice-Prefeito informou que avançam as ações para a instalação da Casa do Produtor na sede da Fundenor.

“Precisamos levar tecnologia, e condições, ensinar a aplicar, respeitando as vocações naturais de cada região de Campos, que é município muito extenso e de particularidades distintas”, enfatiza o Vice-Prefeito, destacando a necessidade de se agregar inovação aos segmentos produtivos do município, como o campo, apontando que reuniões como as realizadas hoje vão ter sequência na formulação de um grupo de trabalho para construção de plano conjunto de ações.

Nesta direção, o reitor Raul Palácio colocou que a universidade pode auxiliar as iniciativas de agricultura da Prefeitura, com pesquisas e projetos já consolidados, como por exemplo na geração de renda mínima dos pequenos produtores rurais, com Frederico destacando que essa parceria está sendo alinhada com o secretário da pasta, Almy Junior.

Raul Palácio assinalou que “as universidades têm potencial muito grande não apenas em termos de pesquisas, mas também na oferta de pessoas, de recursos humanos qualificados para atender demandas da administração municipal”.

O reitor citou exemplo do Curso de Pedagogia que poderia oferecer estagiários para atendimento à criança em parceria com a Secretaria de Educação, em um modelo que poderia se estender a outras áreas. “Há uma série de cursos, com diferentes especialidades, em nossas universidades, que poderiam ajudar o poder público”, pontuou.

Frederico Paes destacou a importância do polo acadêmico. “Hoje mesmo citei o papel da Uenf na proposição de ideias e inovação em reunião que tivemos com o presidente da AgeRio, André Luis Vila Verde”. A vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues, destacou que a AgeRio é parceira da Uenf, via Faperj, no fomento e incubadoras de empresas de inovação.

“O Prefeito Wladimir Garotinho sempre destacou a necessidade da parceria com as universidades e estamos ampliando o diálogo para gerar iniciativas nessa área”, ponderou Frederico Paes.

Subcom*

Comente