Novo secretário do Ambiente foi citado em investigação sobre 'fantasmas' da Suderj - Blog do Ralfe Reis

Novo secretário do Ambiente foi citado em investigação sobre ‘fantasmas’ da Suderj

Nomeado para comandar a secretaria estadual do Ambiente pelo governador em exercício Cláudio Castro na última quarta-feira (07), o deputado estadual Thiago Pampolha (PDT) já foi citado em investigação do Ministério Público Estadual (MPRJ) que apura a nomeação de funcionários fantasmas na secretaria estadual de Esportes. O MPRJ denunciou em fevereiro dez pessoas que estavam nomeadas na pasta e na Superintendência de Desportos do Estado (Suderj).

Em depoimento ao MPRJ, o ex-presidente da Suderj Thiago Ribeiro de Paula afirmou que tentou exonerar servidores “fantasmas”, que acabavam retornando por conta de ingerência política. Segundo Thiago, o funcionário Márcio Amatoso teria sindo indicado por Thiago Pampolha, tendo sua nomeação efetivada pelo secretário de esportes Felipe Bornier. Amatoso, no entanto, daria expediente como motorista do deputado, e não no local para o qual foi nomeado.

Marcio Amatoso foi denunciado pelo MPRJ em fevereiro e se tornou réu junto com outros nove funcionários nomeados na secretaria e na Suderj que seriam ‘fantasmas’. No dia 11 de março, a juíza Paula Fernandes Machado, da 5ª Vara Criminal, determinou o afastamento de todos os réus dos cargos comissionados e proibiu que deixassem o país. Na sentença, ela afirmou ver “sérios indícios da prática dos delitos pelos acusados”.

Ex-secretário de esportes no ano de 2018, Thiago Pampolha negou que tenha indicado Amatoso para o cargo e que ele tenha atuado como seu motorista quando esteve nomeado na Suderj, mas afirmou que ele faz parte de seu grupo político. Márcio foi funcionário do órgão na atual gestão entre janeiro e junho de 2019.

— Na época que eu fui secretário de esportes ele trabalhou comigo. Uma das funções dele era, nos fins de semana, ser meu motorista. Quando eu saí da secretaria ele foi aproveitado, o secretário que segurou ele e outras pessoas. Mas ele jamais prestou qualquer serviço para mim nomeado na Suderj — disse Pampolha.

A secretaria estadual de esportes afirmou, por meio de nota, que “no período em que o referido servidor esteve nomeado cumpriu as atribuições as quais foi designado”.

O Globo*

Comente