Para 72%, aula presencial só deve ser retomada após vacina - Blog do Ralfe Reis

Para 72%, aula presencial só deve ser retomada após vacina

RIO e SÃO PAULO — Uma pesquisa encomendada pelo GLOBO ao Ibope apontou que, para 72% dos entrevistados, as aulas presenciais só devem ser retomadas quando houver vacina contra a Covid-19. No entanto, especialistas em educação discordam, pois acreditam que a vacinação eficiente e em massa só ocorrerá — na previsão mais otimista — a partir do segundo semestre de 2021.

Esperar até a metade do próximo ano para retomar as atividades na escola prejudicaria demais não apenas o aprendizado, como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais de crianças e adolescentes.

Já segundo especialistas da área de saúde, antes de pensar em voltar com as atividades presenciais nas escolas, é preciso controlar a pandemia.

Para Laura de Freitas, microbiologista da Universidade de São Paulo (USP), o medo do coronavírus é a principal consequência dos resultados da pesquisa. Além disso, explica, o levantamento deixa claro que existe um receio maior em relação aos riscos de aglomerações em escolas.

— (As pessoas) Sabem que a gravidade em crianças é menor, mas entendem que elas são um carregador do vírus para várias pessoas. A chance de contaminação em uma sala com 40 alunos é muito grande, pois é muito difícil manter distanciamento social de uma criança. As crianças interagem, se beijam, se abraçam, e então colocamos toda uma rede de pessoas em contaminação.

 

Comente