Witzel diz que pessoas flagradas em aglomerações serão levadas para delegacias e autuadas - Blog do Ralfe Reis

Witzel diz que pessoas flagradas em aglomerações serão levadas para delegacias e autuadas

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou nesta terça-feira (5) que vai aumentar a fiscalização para punir quem está descumprindo as medidas de isolamento social decretadas pelo Governo do Estado. Entre as medidas está a condução para a delegacia de pessoas flagradas em aglomerações.

O anúncio foi feito depois de reunião entre o governador Wilson Witzel e representantes do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública.

“Vamos aumentar a fiscalização para punir quem está descumprindo as medidas de isolamento social. Em parceria com o Ministério Público, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro vai fechar estabelecimentos comerciais que não estiverem cumprindo as determinações de isolamento. Eles também serão multados por descumprimento de regras sanitárias. Já as pessoas que forem flagradas em aglomerações serão levadas para delegacias e serão autuadas pelo crime de desobediência e responsabilizadas por seus atos. Essa medida é necessária devido à acelerada disseminação do coronavírus, fruto do aumento da circulação de pessoas nas ruas. É duro fazer isso, mas a preservação da vida deve estar em primeiro lugar.”, disse o governador em rede social (confira o vídeo abaixo).

Comércio

O governador disse também que, em parceria com o Ministério Público, a Polícia Militar vai fechar estabelecimentos comerciais que não estiverem cumprindo as determinações de isolamento.

Os que não estão autorizados a funcionar, por não serem prestadores de serviços essenciais, serão fechados e também multados por descumprimento de regras sanitárias. As pessoas que forem flagradas em aglomerações serão autuadas pelo crime de desobediência.

Aumento de circulação nas ruas

De acordo com o governador, a decisão foi tomada devido ao aumento da população nas ruas. Dados mostram que 60% da população estão nas ruas, o que pode elevar mais rapidamente a disseminação do vírus.

Witzel reforçou o pedido para que as pessoas só saiam de casa para os serviços essenciais, como compras de alimentos ou ir ao médico.

Participaram da reunião, realizada por videoconferência, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, o defensor público-geral do Estado, Rodrigo Pacheco, o procurador-geral do Estado, Marcelo Lopes da Silva, os promotores Tiago Veras, Glaucia Santana e Liana Barros, a defensora Thaisa Guerreiro Souza, coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria, e os secretários de estado Cleiton Rodrigues (Governo), Rogério Figueredo (Polícia Militar), Marcus Vinicius (Polícia Civil), Roberto Robadey (Defesa Civil) e Luiz Corrêa (Gabinete de Segurança Institucional).

Comente