Inquérito da PGR contra Witzel apura crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa - Blog do Ralfe Reis

Inquérito da PGR contra Witzel apura crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa

O pedido de inquérito feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o governador Wilson Witzel apura suspeitas de que um aliado seu teria nomeado funcionários fantasmas no governo do Estado para desviar recursos públicos. O pedido de investigação foi enviado à corte especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na semana passada pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, responsável pelos inquéritos de governadores, e vai tramitar sob sigilo. Os crime sob investigação são de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A assessoria do governador afirmou que ele “está à disposição para contribuir com qualquer investigação”.

É a primeira investigação criminal contra Witzel desde que ele assumiu o governo do Rio.

Não se sabe ainda se existe alguma investigação do Ministério Público Federal sobre as supostas fraudes e superfaturamentos nas dispensas de licitação para compras emergenciais com base na pandemia. Uma delas, a contratação da Organização Social IABAS, foram utilizadas supostas empresas fantasmas e documentos falsos nas cotações de preços.

Comente