14/06/2024
DestaquePolítica

Aprovados na Câmara, por unanimidade, dois projetos do prefeito Wladimir Garotinho que fazem justiça a profissionais da área da Saúde

Um deles é referente a equiparação salarial de plantonistas de unidades que não eram beneficiadas com adicional. O outro diz respeito a adequação salarial no PSF.

De “uma só tacada”, a Câmara Municipal de Campos aprovou, por unanimidade, nas duas sessões desta quarta-feira (23), dois Projetos de Lei (PL) de autoria do prefeito Wladimir Garotinho, fazendo justiça a profissionais da área da Saúde. Um dos PLs estende aos emergencistas que atuam no Hospital São José, na Baixada Campista, e na Clínica da Criança, em Guarus, a gratificação que já é paga aos profissionais do Hospital Ferreira Machado (HFM) e do Hospital Geral de Guarus (HGG). A medida complementa a rede de emergência do município, beneficiando servidores como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, dentre outros.

O outro projeto garante equiparação aos técnicos de enfermagem do Programa Estratégia de Saúde da Família (PSF), que atualmente cumprem carga de 40 horas semanais e recebem como se trabalhassem 30 horas. Com a Lei, que será brevemente sancionada pelo prefeito, haverá a devida adequação dos vencimentos ao correspondente regime de trabalho.

Avanços – Desde seu primeiro dia de governo, Wladimir Garotinho vem adotando inúmeras medidas de valorização do servidor. Rapidamente colocou os salários em dia e pagou, somente no primeiro ano, um total de 15 folhas, incluindo o 13° salário de 2020, deixado pelo governo anterior.

Outras conquistas foram a Lei de Equiparação Salarial dos Professores ao Piso Nacional da Educação e o bônus extraordinário de R$ 2 mil para todos os servidores da ativa, além dos constantes adiantamentos dos salários, sempre que possível. Outro benefício foi o reajuste do Vale Alimentação, que em muitos casos dobrou de valor, chegando a R$ 400,00.

Na Saúde, foram reabertas mais de 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), foi entregue a primeira parte da reforma do HGG e inaugurada a primeira Clínica da Criança. No HFM não há mais pacientes pelos corredores e foi providenciada a modernização da unidade, com a compra de equipamentos de última geração, como um avançado aparelho de ultrassom e dois arcos cirúrgicos.

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *