15/06/2024
Campos

Após o LIRAa, CCZ de Campos define bairros que vão receber mutirões nas sextas-feiras

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) definiu em quais áreas vai atuar com os mutirões, após o resultado do último Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa). O anúncio foi feito no final da manhã desta terça-feira (21), depois de a coordenação do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV) mapear as áreas que apresentaram índice alto de infestação no último LIRAa, que foi de 3,4%.

O LIRAa é uma atividade preconizada pelo Ministério da Saúde, em que o índice de infestação satisfatório para o mosquito transmissor de arboviroses é abaixo de 1%. Os resultados da pesquisa foram divulgados no final da manhã desta segunda-feira (20). Os mutirões, que serão sempre às sextas-feiras, começam esta semana, no dia 24, com os agentes trabalhando nos parques Bela Vista, Riachuelo, XV de Novembro e São Clemente.

Outras áreas que serão trabalhadas no mutirão pós-LIRAa são o Parque João Maria, Benta Pereira, Penha e Turf. O Parque São Domingos, Parque Rosário, Chácara João Ferreira, Parque Dom Bosco, Parque Tamandaré, Parque São Caetano, Parque Santo Amaro, Parque Alberto Torres, Ururaí, Caju, Nova Brasília, Tapera, São José, Goitacazes e Donana serão trabalhados até o início do mês de julho.

Esse foi o segundo LIRAa realizado pelo CCZ neste ano. No anterior, o índice foi de 4,9%. Embora o município ainda esteja em alerta, o resultado de 3.4% foi comemorado pela direção. Claudemir Barcelos, coordenador PMCV, afirmou que o trabalho nessas áreas começa imediatamente e mais uma vez faz um apelo para a população.

“Estamos retornando para os locais onde o índice de infestação foi mais alto. Precisamos da conscientização de todos, porque é preciso cuidado redobrado, principalmente dentro da casa de cada um. Estamos trabalhando bastante para baixar ainda mais esse índice de infestação”, completou.

OUTRAS AÇÕES – Também com índice alto, a localidade de Campo Limpo, receberá a visita dos agentes, através do Faxinão da Dengue, na quinta-feira, dia 23.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *