APOE comemora 58 anos em cerimônia festiva na sede da instituição - Tribuna NF

APOE comemora 58 anos em cerimônia festiva na sede da instituição

O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, participou, na manhã desta quinta-feira (28), das comemorações dos 58 anos de fundação da Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (APOE), que assiste a mais de 300 portadores de deficiência intelectual, auditiva, Transtorno Espectro Autismo (TEA) e suas famílias. A Prefeitura reajustou, recentemente, em 10% o valor dos repasses à instituição, garantindo a ampliação do número de assistidos. De janeiro a março, a instituição recebeu do governo municipal R$ 358.092,00. Nesta semana, vai receber mais uma parcela de R$ 119.364,00.

O prefeito lembrou aos presentes que a Prefeitura é parceira das instituições assistenciais do município. “Costumo dizer que instituições como a Apoe são mais que parceiras, elas representam um braço do governo municipal. Como é difícil alcançar todas as frentes, contamos com instituições renomadas, capacitadas, como a APOE. Essa parceria entre Prefeitura e APOE possibilita o atendimento de mais de 300 crianças, incluindo também no mercado de trabalho. Esse é o nosso legado: Cuidar sempre de pessoas”, afirma Wladimir.

As comemorações contaram com missa solene, onde os assistidos e suas famílias participaram do ato de fé cristã, celebrado pelo Padre Murialdo Gasparet. Na ocasião, a presidente da associação, Pryscila Marins, também agradeceu a presença do prefeito e da primeira-dama. “Tassiana tem sido uma parceira das instituições assistenciais. Tenho acompanhado o trabalho dela, que tem, muitas vezes, sido a nossa ponte para o governo municipal. O apoio que temos recebido do governo tem sido imprescindível para um atendimento de excelência, conseguindo, inclusive, aumentar nossas ofertas de atendimento”, disse Pryscilla.

Desde que Wladimir Garotinho assumiu a prefeitura, Tassiana vem acompanhando de perto às secretarias que cuidam da área social, a exemplo da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) e da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. “Desde o ano passado eu tive o privilégio de conhecer um pouco mais dessa instituição e acompanhar de perto o lindo trabalho que vem sendo realizado. Vemos dedicação, respeito e amor que a APOE lida não só com os assistidos, mas com as famílias, fazendo com que a associação seja uma extensão de suas casas. Aqui encontrei uma filosofia muito parecida com a nossa, que é cuidar de pessoas”.

A jovem Thaís Souza, autora de do livro “Superando Limites”, é assistida da APOE desde os primeiros meses de vida e disse que a instituição representa o que ela é hoje. “Desde bebê estou aqui, onde sempre pratiquei fisioterapia, fonoaudiologia e outras atividades. Encontrei aqui o gosto pela literatura. Em 2019 eu comecei a andar com andador, aí sim eu vi que por mais difícil que seja nossos sonhos, nunca devemos desistir deles. Aqui na APOE eu consegui superar meus limites”.

Estiveram ainda presentes na solenidade o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, o presidente da FMIJ, Fabiano de Paula, e o vereador Leon Gomes.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *