19/06/2024
Campos

Aplicação simultânea das vacinas da Covid e demais imunizantes para crianças em Campos

A Secretaria Municipal de Saúde vai adotar, a partir desta quarta-feira (20), a administração simultânea das vacinas contra a Covid-19 com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 5 a 11 anos de idade. A recomendação para a coadministração foi atualizada pelo Ministério da Saúde através da Nota Técnica Nº 195/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS. Para essa semana, a imunização múltipla será para os pequenos de 6 a 11 anos, que pode ser por agendamento online (AQUI), já que a aplicação da Pfizer pediátrica, que contempla a faixa etária de 5 anos, está suspensa temporariamente.

Na nota, o Ministério da Saúde atesta que é segura a vacinação simultânea com outras vacinas após a ampliação da vacinação contra a Covid-19 e o ideal é que cada vacina deve ser administrada em um grupo muscular diferente, no entanto, caso seja necessário, é possível a administração de mais de uma vacina em um mesmo grupo muscular. Para isso, o profissional de saúde deve respeitar a distância de 2,5 cm entre uma vacina e outra, para permitir diferenciar eventuais eventos adversos pós-vacinação locais.

Outro ponto apontado na nota técnica é que a vacinação simultânea é uma importante estratégia para as campanhas de multivacinação, pois contribui para uma menor perda de oportunidade vacinal e, consequentemente, para melhores coberturas para as vacinas contempladas no Calendário Nacional de Vacinação.

“A administração múltipla é importante para não perdermos a oportunidade de vacinar as crianças e adolescentes e, com isso, manter o cartão de vacinas mais atualizado o possível”, explica o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Rodrigo Carneiro.

Até o último sábado (16), somente 63,62% (31.811 doses) das crianças de 5 a 11 anos haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Já aqueles que retornaram para a segunda dose contabiliza 56,02% (17.835 doses).

LOCAIS DE VACINAÇÃO – A aplicação da vacina contra a Covid-19 acontece em 11 postos das 8h30 às 15h. Devem receber a CoronaVac todas as crianças de 6 a 11 anos, segue normalmente pelo agendamento online e também por agendamento presencial que pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), que atendem por senha.

Exclusivamente no Automóvel Clube, a aplicação da vacina para quem optar pelo agendamento online acontece das 9h às 12h. No local também é realizada vacinação por senha, mas após o horário das 12h, não havendo frasco aberto, a vacina será aplicada a cada grupo de 10 crianças.

Para quem vai receber a 2ª dose da CoronaVac o intervalo é de 28 dias. Pais ou responsáveis legais devem apresentar documento com foto, CPF, caderneta de vacinação ou cartão de vacina Covid-19 dos filhos. Também é preciso levar o comprovante de residência.

No caso das crianças com comorbidades ou deficiência permanente de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, é necessário documento que comprove a condição, que pode ser laudo médico; receita; cartões de gratuidade no transporte público, incluindo a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA); documentos de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; documento oficial que identifique a deficiência; carteirinha de algum programa como, por exemplo, Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) ou Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON), entre outras.

POR AGENDAMENTO ONLINE DAS 8H30 ÀS 12H:
1ª E 2ª DOSE (CORONAVAC) – crianças de 6 a 11 anos
Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie)
Automóvel Clube – 9h às 12h

POR SENHA OU AGENDAMENTO PRESENCIAL NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (UBSF) DAS 8H30 ÀS 15H:
1ª E 2ª DOSES (CORONAVAC) – crianças de 6 a 11 anos
UBS da Penha
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UBSF Parque Rodoviário
UBSF Custodópolis
UBSF Ponta da Lama
UBSF Morro do Coco
UBSF Santo Amaro
UPH Travessão
Secretaria de Saúde

ATENDIMENTO POR SENHA DAS 9H ÀS 15H:
1ª E 2ª DOSES (CORONAVAC) – crianças de 6 a 11 anos
Automóvel Clube
Obs.: Após as 12h, não havendo frasco aberto, a vacina será aplicada a cada grupo de 10 crianças.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *