Alerj realiza pela primeira vez corrida de rua para incentivar a prática de exercícios e uma vida saudável - Tribuna NF

Alerj realiza pela primeira vez corrida de rua para incentivar a prática de exercícios e uma vida saudável

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

O inédito Circuito Alerj terá partida/chegada no Palácio Tiradentes e está aberto à participação de servidores da Casa, dependentes, parentes e amigos.

A promoção da saúde é a protagonista deste verão na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que vai realizar seu primeiro circuito de corrida de rua voltado para o incentivo à prática de exercícios físicos e uma vida saudável. Com inscrições abertas a partir desta quinta-feira (25/01), a atividade terá 400 vagas para funcionários e mais 100 para seus filhos, parentes e amigos. O Circuito Alerj acontecerá no dia 10 de março em um percurso que vai do Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento, até a Roda Gigante do Porto Maravilha, com chegada prevista também no quase centenário palácio.

A corrida terá 5km na modalidade principal e também a distância de 100 metros voltada à participação das crianças. Como o objetivo da iniciativa é incluir o máximo de pessoas e incentivar a prática de esportes, o circuito também irá oferecer a possibilidade de caminhada de 3km para os iniciantes – a organização é do Departamento Médico da Alerj,

No dia da corrida, todos os inscritos com participação confirmada receberão um kit contendo camisa, numeração de peito com chip, viseira e sacola. Ao longo do percurso também serão disponibilizadas ilhas de parada com água para hidratação e, depois da linha de chegada, serão oferecidas frutas aos participantes.

Os primeiros cinco colocados de cada modalidade (masculina, feminina e infantil) receberão troféus pelo desempenho. Além disso, todos os corredores serão premiados com medalhas pela conclusão do percurso e participação na atividade.

Diretor do Departamento Médico da Alerj, Samy Chitayat destacou que o esporte traz diversos benefícios para a saúde física e mental. “Na corrida, conseguimos trabalhar o nosso psicológico porque é um momento de reflexão e introspecção, mas também existem várias vantagens relacionadas à prevenção de doenças como hipertensão, infarto e diabetes, além do combate à obesidade”, disse o médico.

Os mesmos benefícios que a corrida traz para o adulto também são verificados nas crianças. Além da prevenção de doenças, o incentivo à prática esportiva contribui para o desenvolvimento da força muscular, flexibilidade, resistência, aperfeiçoamento da coordenação motora, estímulo do metabolismo ósseo, aumento da capacidade respiratória e cardíaca, melhora do humor e do apetite. A prática do esporte em família ainda ajuda a formar um melhor vínculo afetivo entre pais e filhos.

Atividade terá visitação ao Palácio Tiradentes

Enquanto esperam os participantes da atividade completarem o percurso, os familiares e amigos dos corredores poderão aproveitar a visita guiada do Palácio Tiradentes. A sede histórica da Alerj estará aberta de forma excepcional no domingo do Circuito Alerj para que os acompanhantes possam ter um lazer cultural.

À frente da Subdiretoria Geral de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo explicou que além de incentivar a prática esportiva, a corrida contribui para a reativação do centro histórico do Rio como um destino cultural para locais e turistas. “A Alerj mais uma vez mostra que está de portas abertas para o cidadão”, disse.

Alerj em defesa da saúde

Outras ações visando à promoção da saúde dos servidores têm sido realizadas pela Alerj. No último ano, a Casa fez campanhas de vacinação contra a gripe e a covid-19. Os funcionários puderam se proteger contra a influenza no inverno e atualizar as doses do imunizante bivalente que dá proteção contra o coronavírus.

Para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, comemorado em 26 de maio, a Assembleia disponibilizou exames de vista gratuitos para os funcionários, em parceria com o Hospital do Olho. Numa ação médica preventiva, os servidores puderam aferir a pressão intraocular (exame de tonometria) para diagnóstico precoce da doença que afeta quase um milhão de brasileiros.

A saúde coletiva também ganhou espaço nas mobilizações feitas na Alerj. Em agosto do ano passado, os servidores se uniram em uma campanha de solidariedade para doar sangue e ajudar pacientes dos hospitais fluminenses. Com o apoio do Hemorio, a Assembleia coletou cerca de 100 bolsas de sangue, que são suficientes para salvar a vida de até 400 pessoas.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *