19/06/2024
Campos

Ações emergenciais traçadas desde as primeiras horas para conter danos das chuvas em Campos

As autoridades municipais e estaduais estão reunidas, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (20), para discutir ações emergenciais para conter os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram Campos na segunda-feira (19). Um dos principais pontos envolveu a situação de parte do dique que se rompeu às margens do Rio Paraíba do Sul, na Avenida XV de Novembro, na área central, durante a noite. Detalhes do plano de ação serão apresentados durante reunião do Gabinete de Crise das Chuvas, que acontecerá nesta terça-feira (20), às 14h, na sede da Prefeitura, com a presença do vice-prefeito Frederico Paes.

A reunião está acontecendo na sede da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura com técnicos da pasta, além de representantes da Secretaria Municipal de Defesa Civil, Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Concessionária Águas do Paraíba e Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).

O Secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, esteve no local em que houve o rompimento do dique, acompanhando o trabalho das equipes. “Diante do colapso do dique, a Defesa Civil vem coordenando todos os trabalhos necessários no local. Além disso, estamos conversando com os técnicos para entender quais as ações que precisam ser tomadas neste momento para que a gente possa, em um curto espaço de tempo, conseguir a liberação do trecho da Avenida XV de Novembro, de forma segura para a população”, explicou.

O subsecretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Mansur, destacou que a água escoou rápida nos pontos em que havia alagamento. “É importante salientar que Campos recebeu uma quantidade elevada de chuva, de mais de 130 milímetros que seria o volume esperado para 30 dias, sendo considerado um volume muito grande com o tamanho da nossa cidade. Apesar da intensidade da chuva, o sistema de drenagem de águas pluviais funcionou e está escoando as águas acumuladas”, destacou.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *