Witzel prorroga decreto de isolamento no RJ até 31 de maio
A GloboNews informou na noite desta sexta-feira (8) que o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), irá prorrogar o decreto determinando isolamento social no estado até o dia 31 de maio.
O decreto anterior segue em vigor até a próxima segunda-feira (11) e foi publicado no Diário Oficial do estado no último dia 30. O secretário da Casa Civil do RJ, André Moura, afirmou ao repórter da GloboNews Nilson Klava que, se for necessário, governo vai aplicar o “lockdown”.
“A saúde é mais importante. Economia você recupera. Se for necessário, vamos aplicar [o ‘lockdown’], mas não neste momento, porque as medidas de isolamento já são muito duras e vamos aumentar a fiscalização para cumprimento das medidas de isolamento”, afirmou Moura.
Na economia, o governo estima que o Rio de Janeiro deve perder, este ano, R$ 10,6 bilhões em arrecadação com ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e R$ 4 bilhões com royalties, por conta da pandemia.
As medidas anteriores previam a suspensão de uma série de atividades, como banhos de mar e festas, aulas nas redes pública e privada de ensino e em unidade de ensino superior (veja abaixo o que mais estava suspenso).
- Comícios, passeatas e carreatas;
- Jogos de futebol e demais eventos desportivos;
- Sessões de cinema e de teatro;
- Shows;
- Eventos em salão ou casa de festas, como aniversários;
- Feiras e eventos científicos;
- Visitação a unidades prisionais;
- Visitação a pacientes diagnosticados com o Covid-19.
