28 anos de SFI são celebrados com ato cívico, culto ecumênico e investimentos em Cultura e Saúde - Tribuna NF

28 anos de SFI são celebrados com ato cívico, culto ecumênico e investimentos em Cultura e Saúde

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Os 28 anos de emancipação político-administrativa de São Francisco de Itabapoana (SFI) foram celebrados nessa quarta-feira (18), feriado municipal. A prefeita Francimara Barbosa Lemos participou das solenidades, acompanhada do vice-prefeito Raliston Souza, além de secretários, assessores e vereadores.

O evento começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e do município, acompanhado da execução dos hinos nacional e de SFI pelo grupo ArtLata, da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH).

Em seguida aconteceu o pronunciamento das autoridades. A prefeita Francimara revelou a honra e o orgulho de ser a primeira mulher a ser eleita e reeleita como chefe do Executivo municipal.

— Governo esta cidade como se fosse a minha casa. Faço e luto por ela com coração. E assim, é gratificante ver como SFI está crescendo e se desenvolvendo. Vamos seguir caminhando e lutando juntos — afirmou, lembrando que nos primeiros dias dos anos várias ações foram iniciadas, como a reforma e ampliação do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC). O local passará a contar com sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 15 leitos de enfermaria e nove consultórios.

Francimara agradeceu a todos os servidores municipais e “todos que lutaram pela emancipação”. “Parabéns SFI e a todos vocês que acreditam nesta terra”, finalizou.

O vice-prefeito também abordou a transformação da cidade por meio da gestão atual. Ele garantiu que “vamos continuar trabalhando para o bem e crescimento da nossa cidade”. “Quando estou em agenda na capital fluminense, por exemplo, nosso município é reconhecido pelo governador Claudio Castro e por prefeitos de diversas regiões do Estado. Esse respeito e credibilidade foram criados através da prefeita Francimara”, contou.

Para o presidente da Câmara Municipal, Isaac Salvador, SFI vem “crescendo com responsabilidade” por meio da gestão da prefeita Francimara que, apesar de desafios, como seca, enchente e problemas herdados, “faz uma administração ímpar”.

Culto Ecumênico — A pastora Lorena Juncá destacou que “quem faz a cidade é o povo. Quem faz SFI, são vocês, que tem construído e trabalhado para o crescimento e desenvolvimento”. Paralelamente, o vigário da Paróquia São Francisco de Paula, padre Adriano Pessanha, lembrou que “a missão do governante é governar pelo nosso povo”. Já o pastor Wellington encerrou o ato com momento de oração.

Saúde — Durante a cerimônia, a prefeita Francimara entregou duas novas ambulâncias para atuar nas bases do Centro e de Barra do Itabapoana do Serviço Municipal de Resgate (SMR).

Outra novidade anunciada foi a atuação de um posto avançado do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5ºGBM) durante a alta temporada. O subcomandante do órgão, Major Joesil Peres, explicou que a assistência contará com unidades de salvamento e incêndio, que vão atuar em conjunto com as equipes do SMR.

Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar a prefeita por implantar uma base do Resgate em Imburi, uma atitude de “amor pela vida”, haja vista o fluxo de veículos na RJ 224. “É muito gratificante ver SFI tomando uma cara nova”, afirmou o militar, que atualmente mora em Guaxindiba e chegou a atuar na cidade no início da carreira.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, o suporte dos bombeiros durante o verão contribuirá juntamente com o aprendizado das equipes de socorro municipal.

O secretário municipal de Administração, Erbson Gomes, conhecido como Bibinho, lembrou que a parceria com o 5º GBM começou com a capacitação dos guarda-vidas contratados pela prefeitura. “Este é o resultado de um trabalho sério e com responsabilidade, desenvolvido pela prefeita Francimara”, disse.

Cultura — Após o término desses atos, Francimara inaugurou a exposição Sanfrarte. A iniciativa inédita reúne telas e esculturas de artistas plásticos são franciscanos. As obras estão expostas na sede do Legislativo Municipal.

Missa — O dia do aniversário terminou com uma celebração a noite, na Igreja Matriz São Francisco de Paula, padroeiro da cidade. A celebração foi presidida pelo vigário-geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *