Wladimir lança Programa Morar com Saúde e disponibiliza serviços de saúde e assistência social

O prefeito Wladimir Garotinho lançou o programa Morar com Saúde neste sábado (14), no Condomínio da Bíblia, no Parque Santa Clara, em Guarus. O programa da Secretaria de Governo, que disponibiliza serviços das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Humano e Social, como cadastros em programas e atendimentos em diversas áreas médicas, objetiva traçar o perfil clínico-epidemiológico e sócio-demográfico dos conjuntos habitacionais do antigo Morar Feliz, para a implementação de políticas públicas para as comunidades.

– O que vemos, aqui, são pessoas buscando e recebendo a atenção do poder público. Estou muito satisfeito, porque vejo ser feito o que diariamente peço aos meus secretários e digo ser o objetivo principal do nosso governo: cuidar das pessoas. É um programa que traz benefícios diretos para nossa população -, contou o prefeito.

A ação aconteceu na Vila Olímpica do Parque Santa Clara, de 9h às 13h, e toda a comunidade compareceu. Mas o objetivo é reproduzir o programa nos 19 condomínios, beneficiando cerca de 45 mil pessoas. A equipe da secretaria de Governo atua durante 15 dias no condomínio, visitando os moradores, ouvindo a comunidade sobre as principais pendencias na área de saúde e social.

“A ideia é promover qualidade de vida e, como são comunidades socialmente vulneráveis, a assistência social caminha junto com a saúde. É um trabalho importante, porque levantamos informações que influenciam diretamente na saúde dessas pessoas, como, por exemplo, quantas grávidas estão fazendo pré-natal, se o cartão de vacina das crianças está em dia, nessa comunidade quantas pessoas tem hipertensão ou diabetes. Essas informações guiam a Secretária de Saúde para o desenvolvimento de ações e projetos, para garantir atendimentos que vão prevenir doenças e cuidar do bem estar físico e tem social”, contou a coordenadora do Morar com Saúde, Linda Mara Silva.

Na Vila Olímpica, foi montada um grande estrutura, com consultórios médicos em clínica, pediatria, oftalmologia, entre outros, além de espaço para vacinação, exames oftalmológicos, aferição de pressão e glicemia. Os moradores do Condomínio da Bíblia puderam se cadastrar em programas sociais, conforme a avaliação do perfil pelas equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas). O Cento de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou a vacinação antirrábica de cães e gatos e agendamento para castração. Agentes de endemia também promoveram ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Sindy Helen Ribeiro Gomes chegou assim que o programa foi iniciado com a filha Eloá, de cinco meses. “Muita gente não tem condições, não tem tempo de buscar um atendimento e esse programa e muito importante, porque traz esses atendimentos para a comunidade. Nem sei todos os serviços que estão sendo oferecidos aqui, mas vou buscar os que podem ser para minha filha”.

Franciele Gomes também levou a filha para o Morar com Saúde. Heloísa, de 3 anos, foi atendida pelo pelo pediatra Charbel Kury, que foi voluntário na ação. “Atendimento excelente. Ele examinou minha filha com muita calma, passou umas vitaminas, pediu exames e deu encaminhamento para a UBS de Custodópolis. O atendimento está sendo ótimo e pediatra está difícil de conseguir”, falou a mãe.

Alzira Rodrigues Cassiano agilizou vários serviços para toda a família. “Precisava de encaminhamento para cardiologista, meus netos estão tomando vacina, sendo atendidos por dentista e minha nora, que está grávida, foi se cadastrar no programa Mãe Coruja, para ganhar o kit para o bebê. Até castração agendei para o meu cachorro”.

Além dos secretários de Saúde, Paulo Hirano; da Casa Civil, Suledil Bernardino, de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; e de Governo, Ângelo Rafael, representantes de diversas pastas prestigiaram o evento. Também estiveram presentes os vereadores Juninho Virgílio e Pastor Marcos Elias.

Melhorias para o condomínio – No Parque Santa Clara, o prefeito visitou o terreno que abrigará uma horta do programa Agricultura Urbana, que será desenvolvida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, por meio do programa Morar com Saúde, em parceria com o Hospital Pronto cárdio. Com o secretário Almy Júnior, ele fez o plantio de um pé de açaí e de uma jabuticabeira. Durante o programa ele anunciou o projeto e outras melhorias para o condomínio.

“O Parque Santa Clara estava abandonado, não tinha um serviço público funcionando aqui. Hoje, o bairro ganha mais um serviço para o governo estar perto do povo. Hoje o bairro está iluminai, está limpo, a vila olímpica está funcionando e o terreno que antes servia de depósito de lixo vai virar uma horta urbana linda, em um projeto que está sendo patrocinado pelo Hospital Pronto cárdio, porque representa mais saúde para os moradores. E, agora, faço outro compromisso com essa comunidade. O projeto já está pronto e a Prefeitura, pela Secretaria de Obras, vai construir um calçadão na frente do condomínio, uma pista para caminhada. Queremos sempre investir na melhoria dos nossos serviços para melhorar a qualidade de vida da população, porque o objetivo do nosso governo é cuidar das pessoas”, concluiu Wladimir.

Fonte: Prefeitura de Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.