Wladimir Garotinho anuncia construção de nova sede da APAE em Farol - Tribuna NF

Wladimir Garotinho anuncia construção de nova sede da APAE em Farol

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Os 26 anos de fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) foram comemorados na tarde desta segunda-feira (30) e contou com a presença do Prefeito Wladimir Garotinho e da primeira dama, Tassiana Oliveira, entre outros convidados. Na ocasião, Wladimir anunciou que a Prefeitura está fornecendo a sessão de um terreno na praia de Farol de São Tomé para construção de uma nova sede da instituição e, ainda, que, em breve, haverá processo seletivo para moderadores e cuidadores para as escolas da rede municipal, por meio do programa Educação Inclusiva.

“Instituição como a APAE representa um braço da Prefeitura, pois ela não consegue estar em todos os locais, por isso, precisamos de instituições sérias e comprometidas como a APAE. E, por isso, ampliamos em 10% o valor do convênio para que possam atender mais pessoas. O que pudermos fazer enquanto gestão pública, faremos para ajudar”.

Educação Inclusiva – O Prefeito ainda falou sobre a Lei de Educação Inclusiva, aprovada recentemente. “Há cerca de um mês foi aprovada a Lei de Educação Inclusiva e estamos preparando o edital para processo seletivo de contratação. A princípio vão ser 100 vagas de mediadores e cuidadores. Pelo que foi levantado, existem cerca de cinco mil crianças portadoras de deficiência na educação pública. Vamos ter essa mão de obra especializada para cuidar dessas crianças que precisam de cuidados especiais”, diz.

Wladimir explica que os professores e instrutores algumas vezes não conseguem dar a atenção, porque não têm a habilidade necessária. “Esse é um projeto pioneiro, o Ministério Público, inclusive, elogiou a nossa iniciativa e, em breve, o edital vai ser publicado” afirma o prefeito.

O ex-prefeito e ex-vereador, Nelson Nahim, que junto com sua esposa, já falecida, Nélia Nahim, fundou a APAE, esteve presente na solenidade e parabenizou Wladimir pelo comprometimento com a causa. “É muito bom ver você na comemoração de fundação da APAE. Wladimir, espero que você continue com esse espírito de voluntariado, contribuindo com instituições como essa”, disse.

A APAE assiste a cerca de 320 pessoas portadoras de deficiência e suas famílias. Na ocasião, a presidente da instituição, Regina Célia de Azevedo, falou da importância da parceria com a gestão pública para que a oferta dos serviços não apenas seja feita com excelência, mas ampliado a mais pessoas. “Esta instituição serve a todas as pessoas com deficiência. Agradeço a gestão pública pela parceria. Quem me conhece sabe que sou sincera e posso dizer com toda certeza que nunca vi um prefeito tão diferenciado como Wladimir que, junto com a Tassiana, possui um olhar humano para as causas das pessoas com deficiência. O governo atual tem sido de confiança e excelência para nós que lutamos para as causas das pessoas com deficiência”, afirma a presidente.

Assistidos – “Se não fosse a APAE, talvez meu filho estivesse morto nesse momento. Ela sempre esteve junto conosco, nos auxiliando em tudo, inclusive nos remédios”, disse Roseni Cirilo dos Santos, mãe de Breno Cirilo dos Santos Melo.

“Estou aqui desde os 16 anos. Hoje tenho 21 e faço curso de padaria aqui. Eu amo muito todos da APAE e todas as atividades que faço”, diz Breno.

Maria Inês da Silva é uma das 20 mães que foram abraçadas pela APAE, há 26 anos. “Minha filha está aqui há 26 anos, desde à criação da Associação. Somos uma família. A Josi tem 39 anos e hoje, graças ao trabalho feito aqui, consigo sair com ela. Eu tenho total confiança em deixar minha filha aqui. Prefeito, obrigada por nos abraçar de coração. Muito do que temos aqui é graças a sua política de assistência e de inclusão”.

Gisele Leal, mãe do pequeno Daniel Leal, de 1 ano e três meses, disse que em dois meses que o filho está sendo assistido pela instituição, já pode ver sua evolução. “Ele faz tratamento com fonoaudióloga e fisioterapeuta e sua evolução é gritante. Desenvolveu muito mesmo”, disse a mãe do pequeno, que foi embalado no colo de Tassiana Oliveira.

Estiveram presentes à solenidade, o presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Fabiano de Paula; o presidente da Fundação dos Esportes, Luciano Viana; o Secretário de Ordem Pública, Jakson Souza; o Deputado Estadual, Bruno Dauaire; e os vereadores Leon Gomes e Álvaro Oliveira.

Fonte: Secom

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *