Wladimir assina termo de cooperação e implanta aplicativo para taxistas em Campos

O prefeito Wladimir Garotinho assinou, nesta sexta-feira (11), um Termo de Cooperação Técnica (TCT) com a Prefeitura do Rio de Janeiro para a implantação, em Campos, do Táxi.Rio Cidades, aplicativo de mobilidade exclusivo para taxistas, que já começa a funcionar, em fase de teste, na próxima semana em Campos. O TCT foi assinado também pelo coordenador técnico da Cidades Inteligentes, Felipe Peixoto, que representou o prefeito Eduardo Paes; pelo representante da Empresa Municipal de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio (IplanRio), Kley Pontes, e pelo presidente Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Nelson Godá. Com eles, além de Wladimir, compuseram a mesa de autoridades o presidente da Câmara Municipal de Campos, Fábio Ribeiro, e o presidente da Comissão de Transporte da Câmara, o vereador Thiago Rangel.

Taxistas participaram da solenidade, que aconteceu no auditório da Prefeitura. O aplicativo, desenvolvido pela Prefeitura do Rio, funcionará em Campos apenas com taxistas cadastrados no IMTT, que poderão dar descontos de 10% a 40% por corrida, tornando o serviço mais atrativo aos usuários, que, por sua vez, poderão verificar a quantidade de veículos por faixa de desconto ou pela proximidade e, ao final da corrida, avaliar o serviço prestado.

“Este é um momento muito importante, tamanho é o avanço que esse aplicativo vai representa na vida dos taxistas. Hoje, em um mundo cada vez mais competitivo, que tem uma avalanche de aplicativos de mobilidade urbana, para o setor de transporte de passageiros, esse aplicativo vai ser um verdadeiro divisor de águas para a categoria. E é importante destacar que a demanda para a adesão ao Táxi.Rio veio dos taxistas para o município. Quando surgiu a demanda, eu procurei entender melhor e vi que outras cidades, como Maceió, aderiram ao app, com experiências bem sucedidas. Assim, nós também fizemos a adesão, para Campos ter uma ferramenta que dará melhores condições de trabalho aos taxistas. A gente buscou a referência, verificou que a inciativa está dando certo e trouxe para a nossa cidade. E a Prefeitura vai ajudar na divulgação do serviço, contribuir para acelerar essa mudança de cultura e para que a população tenha um serviço cada vez eficaz”, declarou o prefeito Wladimir Garotinho.

O presidente do IMTT destacou que a possibilidade de desconto tornará o serviço mais atrativo na captação de passageiros e lembrou que o cadastro junto ao instituto torna o serviço mais seguro. Kley Pointes, da IplanRio, assegurou que o aplicativo, além de extremamente fácil, amigável e eficiente, ingressará o taxista no atendimento direto ao cliente, que, em sua maioria, é digital. Já o coordenador técnico da Cidades Inteligentes destacou a possibilidade de os taxistas darem descontos e oferecerem inclusive os serviços a empresas.

“É um serviço público devidamente regularizada, fiscalizado pela Prefeitura e que, agora, poderá ser também fiscalizada e avaliado pela população. O taxista tem a oportunidade de se inserir nesse mundo digital e cidade fica ainda mais sustentável e ajuda muito quem depende do táxi para viver”, disse Peixoto.

Taxista há 31 anos no mesmo ponto, no Shopping Estrada, Eduardo Augusto classifica o Táxi.Rio Cidades como um “aplicativo essencial”. “O prefeito Wladimir Garotinho está de parabéns, acertou em cheio, porque, em Campos e no Brasil todo, os taxistas passam por um momento delicado, de concorrência quase desleal com carros de aplicativos diversos. Estamos muito satisfeitos. A tecnologia está no DNA das pessoas e precisamos acompanhar essa tendência. Acredito que será uma excelente ferramenta, porque o passageiro vai poder conferir nossa identidade, vai saber que somos regularizados e terá mais confiança em nosso serviço”.

Presidente do Sindicato dos Taxistas de Campos, Marcelo Vivório parabenizou o governo municipal pela iniciativa. “O aplicativo vai ampliar a oferta de trabalho para os taxistas, que vão ter mais corridas para fazer e, para os passageiros, será um serviço com mais acessibilidade e segurança, porque saberá quem é o profissional que está 100% legalizado, sempre se capacitando, se inovando, com veículos novos. E, como o prefeito destacou, essa foi uma demanda da categoria e o resultado, que é o aplicativo, foi fruto da boa relação institucional entre prefeitura, sindicato e taxistas”.

Também acompanharam a apresentação do app Táxi.Rio Cidades e a assinatura do termo de cooperação, o vice-presidente da Câmara, Juninho Virgílio, e os vereadores Álvaro Oliveira, Cabo Alonsimar, Dandinho de Rio Preto, Silvinho Martins, Bruno Pezão e Pastor Marcos Elias, além de secretários municipais, entre outras autoridades.

Fonte: Prefeitura de Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.