25/06/2024
Região

UFRJ-Macaé realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022

Nos dias 18 e 19 de outubro, evento promove atividades presenciais gratuitas para mais de 1.500 estudantes da rede pública e particular de ensino de Macaé e municípios vizinhos

MACAÉ (RJ) – Entre os dias 18 e 19 de outubro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022 (SNCT) em Macaé. Com o tema Sociedade do Conhecimento – 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovações, a edição marca a volta das atividades presenciais da SNCT, com programação recheada de oficinas gratuitas e abertas ao público, no Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé. O evento é organizado pela Pró-reitoria de Extensão da UFRJ.

Ao longo dos dois dias, a universidade recebe alunos do ensino fundamental e médio de escolas da região, para participarem das mais de 50 atividades educativas, propostas por projetos de pesquisa e extensão da UFRJ, como o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ). Também participam a Secretaria Municipal de Educação de Macaé e escolas parceiras.

Com linguagem simples e acessível, a SNCT tem o objetivo de popularizar a ciência, a tecnologia e as inovações, a partir de atividades lúdicas e educativas, como oficinas em diferentes áreas do conhecimento. “Ações como essas são fundamentais, tanto para a universidade, como para a população. É através delas que cumprimos nosso papel como extensão: estabelecendo o diálogo entre a universidade, a educação básica e a sociedade civil”, explica Ivana Bentes, Pró-reitora de Extensão da UFRJ.

Programação

Entre as escolas participantes estão o Colégio de Aplicação de Macaé, o Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão e o Centro de Formação Continuada Professora Carolina Garcia.

Evento continua em novembro

De 8 e 10 de novembro, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022 (SNCT) continua, no Campus do Fundão, no Rio de Janeiro. Para mais informações, acesse a página oficial do Campus UFRJ Macaé.

O que é a Extensão da UFRJ

A Extensão é a área da UFRJ responsável por conectar a universidade à sociedade. Com 2 mil projetos de diferentes áreas, as ações de extensão atingem um público de mais de 2 milhões de pessoas por ano, no Rio e em todo o Brasil, com pesquisas, eventos, cursos, oficinas e capacitações.

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *