27/05/2024
Campos

UBS de Cambaíba reaberta pelo Governo Wladimir Garotinho

O prefeito Wladimir Garotinho reabriu na noite de terça-feira (18) a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cambaíba, distante 13 km do Centro de Campos. Durante a solenidade de inauguração, o prefeito anunciou outras unidades que serão devolvidas à população ainda este ano. São elas: Tapera, Serrinha, Mata da Cruz, Guandu, Terra Prometida e Parque Jardim Aeroporto.

Em relação à UBS de Cambaíba, que foi uma das 46 unidades fechadas pelo governo anterior, Wladimir disse que a Câmara de Vereadores colocará em votação um projeto de lei para que o equipamento receba o nome de Paulo César Lima de Abreu, o “Paulinho Cambaíba”, que faleceu aos 54 anos, no dia 30 de abril deste ano, em decorrência de uma infecção generalizada. Paulinho nasceu e foi criado na localidade.

“É uma noite feliz para a comunidade e emotiva para mim, por poder homenagear o Paulinho Cambaíba”, afirmou o prefeito. A iniciativa recebeu o apoio dos demais moradores.

A obra na UBS foi realizada através de parceria público-privada do programa Amigos da Cidade. A unidade recebeu pintura nova, mobília e equipamentos para adequação ao padrão das novas UBSs do município. Toda a parte elétrica e hidráulica do imóvel também foi revisada, além do telhado.

Wladimir disse que, durante a campanha eleitoral, o principal pedido dos moradores de Cambaíba era a reabertura da UBS. “Quando inauguramos uma unidade de saúde, a gente não abre apenas uma porta, mas disponibiliza equipamentos e profissionais para um bom atendimento ao povo”, afirmou o prefeito, acrescentando que, em 2 anos e 6 meses de governo, a Prefeitura já reabriu mais de 25 unidades, uma média de uma UBS por mês.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, ressaltou que a noite era de festa. “Abrindo essa unidade, a gente consegue expandir nossa rede de Atenção Primária à Saúde, que é composta pelo clínico geral, pediatra e ginecologista/obstetra. Com isso, cuidamos das pessoas e evitamos os agravos das doenças. É mais um grande passo que o município e a Secretaria de Saúde estão dando”, disse o secretário, que aproveitou para agradecer a confiança que o prefeito tem depositado na equipe da Saúde.

Com as portas abertas, a UBS de Cambaíba voltará a disponibilizar consultas para as áreas de clínica médica, pediátrica e ginecológica. Serão ofertados ainda exames de rotina e citopatológico (preventivo), atendendo moradores de localidades próximas, como Fazendinha, Vila Menezes, Venda Nova, Campo Novo, Martins Lage, Mergulhão, dentre outras.

Também presente à solenidade, o superintendente da Rede Campos de Saúde Pública, Charbell Kury, lembrou da criação do Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ), em 2010, no governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho. O PAAQ, segundo Charbell, busca garantir o acesso das famílias residentes em áreas de assentados agrários e remanescentes de quilombos aos serviços de saúde, seja na prevenção de doenças ou na promoção e recuperação da saúde.

“Enquanto essa UBS esteve fechada, a equipe do PAAQ fez um trabalho de excelência nos acampamentos próximos daqui como o Cícero Guedes. Agradeço o carinho de vocês para comigo e com o Dr. Rodrigo (subsecretário da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde). O PAAQ agora se despede e deixa a comunidade com essa unidade totalmente reformada”, disse Charbell.

Morando há 2 anos no acampamento Cícero Guedes, Rosemere Santos, 63 anos, está na estatística de atendimento do PAAQ. “A equipe é bem atenciosa, mas nada como ter uma unidade de saúde perto da gente. Muitas vezes tive que me deslocar até a UBS da Penha para consultar”, disse ela.

Outra que contou estar feliz com a reabertura da UBS foi Lúcia Helena Ribeiro da Silva, 68 anos, nascida e criada em Cambaíba. “Estávamos abandonados. Uma vizinha faleceu por falta de socorro. O governo passado fechou o posto e não deixou sequer uma ambulância”, afirmou Lúcia Helena.

O encarregado da UBS de Cambaíba, Júlio César Ribeiro da Silva, se comprometeu em trabalhar para prestar um atendimento humanizado aos moradores. “Quero que as pessoas que aqui chegarem se sintam acolhidas”.

O subsecretário municipal de Saúde, Marcos Gonçalves, o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, os vereadores Juninho Virgílio, pastor Marcos Elias e Paulo Arantes, além de ex-vereadores, como Cecília Ribeiro Gomes, também prestigiaram a inauguração.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *