20/11/2025
Política

TSE abre inquérito sobre ameaças de Bolsonaro às eleições

jfcrz abr 2810186546df

Refis 2025 Prefeitura de Campos

Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral aprovaram proposta do corregedor-eleitoral para a abertura de inquérito administrativo sobre as ameaças de Jair Bolsonaro às eleições de 2022 e ataques ao sistema eletrônico de votação.

O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor, propôs converter em inquérito o procedimento administrativo que apurava a consistência das alegações de fraude no sistema. Notificado a apresentar provas até hoje, o presidente da República não entregou.

Segundo a portaria de instauração, lida por Luís Roberto Barroso em sessão plenária, o objetivo é apurar “fatos que possam configurar abuso de poder econômico e político, uso indevido dos meios de comunicação, corrupção, fraude, condutas vedadas a agentes públicos e propaganda extemporânea, relativa aos ataques ao sistema eletrônico de votação e à legitimidade das eleições de 2022“.

Segundo o presidente do tribunal, o inquérito “compreenderá ampla dilação probatória, promovendo medidas cautelaras para colheita de provas, oitivas de pessoas e autoridades, juntadas de documentos, realização de perícias, entre outras medidas, para a adequada elucidação dos fatos”.

O inquérito será sigiloso.

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *