Transformação da UPH Saldanha Marinho em Clínica do Adulto avança
Essa modernização visa ampliar a capacidade assistencial, permitindo que os pacientes realizem o tratamento de diversas patologias na própria unidade
A Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho, que está sendo transformada na nova Clínica do Adulto, segue em ritmo acelerado de obras, com uma conclusão geral estimada em 80%. Essa modernização visa ampliar a capacidade assistencial, permitindo que os pacientes realizem o tratamento de diversas patologias na própria unidade. Para evitar interrupções nos serviços, o acesso à unidade foi transferido para a Rua Antônio Ribeiro Moço.
Com um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, a obra inclui a criação de novos leitos para internação de curta duração, uma inovação em relação à estrutura atual da UPH. “A expectativa é que, até o primeiro semestre do próximo ano, possa ser entregue à população uma unidade totalmente remodelada e equipada para atender com maior eficiência as demandas de saúde da população. A Clínica do Adulto será um ponto central de atendimento”, comentou o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges.
Progresso das Obras – O segundo andar da unidade está 90% concluído, com a rede hidráulica já finalizada. As placas solares, que contribuirão para a eficiência energética da clínica, estão 40% instaladas, enquanto a instalação do sistema de refrigeração alcançou 30% de conclusão. A nova central de gases está sendo preparada, e o abrigo de resíduos já tem 50% da obra pronta, incluindo a laje finalizada e o chapisco em andamento.
Além dessas melhorias, a obra também prevê a instalação de novos espaços funcionais, como um laboratório, sala de raio-x, consultórios de ginecologia, eletrocardiograma, ultrassom, novos banheiros, leitos com setores feminino e masculino, recepção com triagem e áreas de suporte como a sala de esterilização e a de sutura.
A diretora de gestão das UPHs, Bruna Vassimon, destaca a importância dessa reestruturação. “A nova Clínica do Adulto trará uma capacidade assistencial muito maior para os nossos pacientes, proporcionando não apenas atendimento de qualidade, mas também maior conforto e agilidade nos tratamentos”, enfatizou.
Ascom*