Testagem para a Covid-19 nas Unidades de Atenção Básica de SFI - Tribuna NF

Testagem para a Covid-19 nas Unidades de Atenção Básica de SFI

Dando prosseguimento à implementação de novas medidas relacionadas aos trabalhos de enfrentamento da COVID-19 em São Francisco de Itabapoana, a Prefeita Francimara Azeredo anunciou, para primeira semana de janeiro, o inicio do trabalho da testagem para detecção do vírus da COVID-19 nas unidades de saúde da atenção primaria que possuem equipes do “Estratégia Saúde da Família”.

Será disponibilizada ao usuário da rede publica de saúde a testagem para detecção do vírus da COVID-19, por sistema imunocromatográfico (teste rápido) nas unidades próximas a sua residência do paciente, facilitando o acesso ao teste e diminuindo o fluxo no Centro de Triagem COVID-19 do Hospital Manoel Carola.

Segundo a Prefeita Francimara, o objetivo da medida é ampliar a testagem para detecção da COVID-19, facilitando para o paciente o acesso ao teste: “as informações passadas pela Secretaria Municipal de Saúde demonstram que uma grande quantidade de paciente que recebem o primeiro atendimento no centro de triagem no Hospital Municipal Manoel Carola não retornam para realização do teste agendado e a gente entende que um dos principais motivos é a dificuldade do deslocamento até o Hospital Municipal Manoel Carola. Assim sendo, ao disponibilizar o teste na unidade de saúde próximo a sua residência esperamos aumentar o número de pessoas testadas”.

O Município de São Francisco de Itabapoana/RJ conta com nove unidades com equipes do Estratégia Saúde da Família (Clinica da Família, UBS Imburi, UBS Gargaú, UBS Travessão de Barra, UBS Bom Lugar, UBS Floresta, UBS Praça João Pessoa e UBS Guaxindiba.) e, nesta terça-feira, foi realizado um reforço no trabalho de capacitação dos profissionais que irão atuar na testagem.

IMPORTANTE: A testagem para detecção do vírus da COVID-19 nas unidades de saúde da atenção básica será agendada pelo médico plantonista do Centro de Triagem – COVID-19 do Hospital Manoel Carola, para os pacientes com mais de 7 (sete) dias de sintomas. A testagem dos pacientes com até 7 (sete) dias de sintomas continuará sendo realizada no Centro de Triagem, pelo método molecular (RT-PCR).

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *