SJB se prepara para receber vacinas contra Covid-19

São João da Barra sai na frente mais uma vez na região ao adquirir recentemente oito câmaras para conservação de imunobiológicos, que serão utilizadas de imediato para armazenamento das vacinas contra Covid-19. Três já estão sendo instaladas na Central Municipal de Armazenamento de Vacina, da Policlínica, e as demais a previsão de chegada é de 15 a 30 dias. O investimento foi de R$ 92 mil, com a escolha por parte do município de utilizar esse recurso da Vigilância em Saúde, oriundo do SUS, na preparação da cidade para recebimento da vacina.

As câmaras de refrigeração chegam num momento oportuno em que a Fundação Butantan publicou o nível de eficácia da vacina Coronavac, a mesma que a prefeita Carla Machado, em dezembro, assinou memorando de intenção de compra que, retornou ao município assinado pelo diretor jurídico da Fundação Butantan, Paulo Luiz Capelotto. Com isso o município está apto a comprar a vacina, aguardando somente a programação da própria Fundação com relação à produção, cronograma de entrega e valor.

“Estamos fazendo a nossa parte e saímos na frente mais uma vez, preocupados em cuidar bem da saúde da população. Estamos preparados para armazenar a qualquer momento a primeira vacina que surgir, comprando ou recebendo do Ministério da Saúde. Enquanto isso não acontece peço um pouco mais de paciência, compreensão e conscientização sobre a importância da prevenção. Vamos evitar aglomeração e não deixar de usar máscara facial, e nem esquecer de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%”, declarou a prefeita Carla Machado.

– A câmara de refrigeração atende as duas vacinas que a Anvisa recebeu pedido de uso emergencial, tanto a Coronavac, da Fundação Butantan, quanto a de Oxford, que está sendo importada e será produzida em parceira com a Fiocruz – completou o secretário de Saúde, Sávio Sabóia, ressaltando que se tratando de vacina a refrigeração é fundamental, mantendo a sua eficácia, conservação e consequentemente a qualidade do serviço de imunização prestado à comunidade.

Ascom*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *