18/07/2024
Região

SJB: Conferência Municipal de Cultura acontece na quarta-feira

A Conferência Municipal de Cultura, em São João da Barra, acontece na próxima quarta-feira, 4, no Centro Cultural Narcisa Amália, às 16h. O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura. As finalidades são a avaliação de políticas públicas para o segmento, definição de diretrizes para o Plano Nacional de Cultura (PNC) e o aprimoramento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), além de eleger delegados para a 5ª Conferência Estadual e para a 4ª Conferência Nacional.

Para participar é necessário ter acima de 16 anos e estar devidamente inscrito, sendo assegurada a ampla participação de representantes da sociedade civil e do poder público. O credenciamento será feito no dia 4, no local do evento, entre 16h e 17h, em três categorias: delegado (com direito a voz e voto), convidado (com direito a voz) e observadores (sem direito a voz e voto). Os conselheiros do Conselho Municipal de Cultura e seus suplentes serão considerados delegados natos.

Os participantes que tiverem interesse em se candidatar para vaga de delegado ou convidado deverão comprovar ser morador de São João da Barra há pelo menos dois anos e ter atuação cultural mínima de dois anos, comprovada por meio de portfólio com fotografias, matérias publicadas em qualquer meio de comunicação ou mídias sociais.

Com o tema central “Democracia e Direito à Cultura”, serão trabalhados seis eixos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *