SJB comemora Dia da Independência com desfile na cidade - Tribuna NF

SJB comemora Dia da Independência com desfile na cidade

São João da Barra celebrou o aniversário de 201 anos da Independência do Brasil na manhã desta quinta-feira, feriado nacional de Sete de Setembro, com desfile cívico-militar na Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, na sede do município. Antes do desfile aconteceu a cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional na praça do padroeiro São João Batista e missa na igreja matriz. A programação da Semana da Pátria começou no dia 1º, com desfile escolar em Cazumbá, prosseguindo dia 4 com desfiles em Barcelos e Cajueiro, dia 5 no Açu e em Mato Escuro e no dia 6, véspera do Dia da Independência, em Atafona e Grussaí.

O hasteamento contou com a participação da centenária Banda Musical União dos Operários. A bandeira do Brasil foi hasteada pelo comandante da Capitania dos Portos de São João da Barra, o capitão-tenente da Marinha Fábio Henrique da Silva, a do município pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Alan de Grussaí, e a do Estado do Rio de Janeiro pela prefeita Carla Caputi, que destacou a importância da celebração da data.

“Fechamos hoje a comemoração da Semana da Pátria, que contou com vários desfiles nos distritos. Em todos eles foi muito importante vermos o amor à pátria incentivado pela nossa Educação nas crianças, nos jovens. E é esse o sentimento que devemos ter sempre, não só no Dia da Independência, mas a cada dia com amor ao país, à nossa democracia, à nossa cidade e, principalmente, às pessoas. Esta é a nossa missão, de todos os dias trabalharmos pelo ser humano, cuidarmos do nosso país, do mundo, do nosso município”, discursou a prefeita.

O tema desenvolvido este ano pela Secretaria Municipal de Educação para a Semana da Pátria foi “Escola integrada: uma nova forma de aprender – cidadania em ação”. A proposta, explicou a secretária Angélica Rodrigues, teve como foco a realidade do Brasil após dois séculos como nação. “Trabalhamos o tema de forma integrada nas salas de aula, abordando não só o conhecimento histórico sobre a conquista da independência, mas refletindo também com os alunos sobre os desafios do povo brasileiro para o aperfeiçoamento e avanço da nossa democracia e para o fortalecimento da nossa cidadania, ajudando a transformar o Brasil em um país mais justo e inclusivo”, ressaltou.

O desfile cívico-militar da Sede contou com as participações da Marinha do Brasil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Banda União dos Operários, Maçonaria, Fanfarra Municipal Derly Machado, Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, Grupo da Terceira Idade Maria Júlia Aquino, Banda Marcial Amaro de Souza Paes, Creche Municipal João Rodrigues Pinto, Creche Municipal Marcos Medeiros Valiengo, Banda Marcial Simples Carlitos Chagas, Educandário Santa Cecília, Banda de Tambores Joalba, Ciep 265 Municipalizado Profª. Gladys Teixeira, Banda Amédio Venâncio da Costa, Colégio Estadual Alberto Torres, Grupo Kimera, Academia Projeto Pró-Vida e Jeep Club de São João da Barra.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *