Simples Nacional: empreendedores têm até esta quarta-feira para aderir a regime
Termina nesta quarta-feira (dia 31) o prazo para que microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte façam a opção pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições, o Simples Nacional.
O prazo é válido para os novos optantes da modalidade tributária, que costuma diminuir a carga de contribuições e facilitar o processo, já que reúne em uma única guia todos os tributos a serem pagos. Nada muda para os empreendedores que já estão no Simples desde o ano passado.
Empresas em início de atividade têm outro prazo para a solicitação: se não tiverem decorrido 60 dias da abertura do CNPJ, é preciso esperar 30 dias do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual).
Segundo a Receita Federal, até a última segunda-feira (dia 29), 852.597 empresários fizeram a opção pelo regime do Simples. Destes, 513.690 inscrições estão pendentes por não terem as exigências regularizadas. Outros 338.907 tiveram a solicitação deferida e, por efeito retroativo, são considerados optantes desde 1º de janeiro deste ano.
No Rio de Janeiro, 64.012 negócios fizeram o procedimento. No ranking nacional por número de solicitações, o estado fica atrás apenas de Minas Gerais (80.501) e São Paulo (241.749).
O acesso ao sistema para realizar a opção é feito por meio do Portal do Simples Nacional. Microempreendedores Individuais (MEIs) devem solicitar a opção tanto pelo Simples Nacional quanto pelo Simei.
Extra*