Shows, missas e procissão marcam encerramento da Festa do Padroeiro de SFI - Tribuna NF

Shows, missas e procissão marcam encerramento da Festa do Padroeiro de SFI

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Os festejos do padroeiro de São Francisco de Itabapoana (SFI) registraram grande público desde os primeiros dias de programação. No último dia do novenário e no dia dedicado às homenagens ao santo, a praça São Francisco de Paula ficou repleta de fiéis.

Na sexta-feira (31), após a missa do último dia do novenário, o show do cantor Tony Allysson atraiu uma multidão. Interpretando sucessos da música católica, como “Filho de Davi”, “Soberano”, “Espírito da Verdade” e “Deus de Milagres”, o missionário conduziu momentos de oração e louvor que embalaram o público.

Já no sábado (1º), a data dedicada à celebração do padroeiro municipal começou pela manhã com uma celebração presidida pelo bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco. Acompanhado de secretários, assessores e vereadores, o vice-prefeito Raliston Souza participou dos eventos e afirmou que “celebrar São Francisco de Paula é celebrar nosso povo e nossas tradições”.

— Com muita fé e devoção, estive nessas celebrações e representei a prefeita Francimara Barbosa Lemos. Foram momentos especiais de homenagens ao nosso padroeiro — disse.

A programação religiosa foi concluída na noite de sábado com uma missa campal, seguida de procissão, que percorreu a Avenida Vereador Edenites da Silva Viana. O show com o ministério local Frutos do Espírito encerrou as festividades.

Para a prefeita Francimara, é gratificante ver a expressiva participação de moradores e visitantes “em uma ocasião tão especial que é a festa do nosso padroeiro”.

— Esse é um dos eventos religiosos mais tradicionais da nossa região. Desde o início da nossa gestão, o poder público municipal se mobiliza para apoiar toda a organização. Que nosso padroeiro interceda sempre a Deus pelo desenvolvimento do nosso município — finalizou.

Ao todo foram 11 dias de atividades, desde o início do novenário no último dia 23. Além dos eventos desenvolvidos pela paróquia, como Almoço do Padroeiro e Festival de Prêmios, a festa contou ainda com a tradicional Corrida Ciclística do Padroeiro que reuniu atletas de sete categorias na manhã desse domingo (2).

Mudança na data — Neste ano, as atividades religiosas foram concluídas no dia primeiro de abril, apesar da celebração do padroeiro acontecer em dois de abril. De acordo com a paróquia, a antecipação aconteceu devido ao Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa.

“Neste período, a alusão aos santos é suspensa para que o santo dos santos, que é Jesus Cristo, seja reverenciado de maneira mais especial e intensa através de sua paixão, morte e ressureição”, esclareceu o pároco, padre Luciano Gomes.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *