06/12/2024
Região

Shows, missas e procissão marcam encerramento da Festa do Padroeiro de SFI

Os festejos do padroeiro de São Francisco de Itabapoana (SFI) registraram grande público desde os primeiros dias de programação. No último dia do novenário e no dia dedicado às homenagens ao santo, a praça São Francisco de Paula ficou repleta de fiéis.

Na sexta-feira (31), após a missa do último dia do novenário, o show do cantor Tony Allysson atraiu uma multidão. Interpretando sucessos da música católica, como “Filho de Davi”, “Soberano”, “Espírito da Verdade” e “Deus de Milagres”, o missionário conduziu momentos de oração e louvor que embalaram o público.

Já no sábado (1º), a data dedicada à celebração do padroeiro municipal começou pela manhã com uma celebração presidida pelo bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco. Acompanhado de secretários, assessores e vereadores, o vice-prefeito Raliston Souza participou dos eventos e afirmou que “celebrar São Francisco de Paula é celebrar nosso povo e nossas tradições”.

— Com muita fé e devoção, estive nessas celebrações e representei a prefeita Francimara Barbosa Lemos. Foram momentos especiais de homenagens ao nosso padroeiro — disse.

A programação religiosa foi concluída na noite de sábado com uma missa campal, seguida de procissão, que percorreu a Avenida Vereador Edenites da Silva Viana. O show com o ministério local Frutos do Espírito encerrou as festividades.

Para a prefeita Francimara, é gratificante ver a expressiva participação de moradores e visitantes “em uma ocasião tão especial que é a festa do nosso padroeiro”.

— Esse é um dos eventos religiosos mais tradicionais da nossa região. Desde o início da nossa gestão, o poder público municipal se mobiliza para apoiar toda a organização. Que nosso padroeiro interceda sempre a Deus pelo desenvolvimento do nosso município — finalizou.

Ao todo foram 11 dias de atividades, desde o início do novenário no último dia 23. Além dos eventos desenvolvidos pela paróquia, como Almoço do Padroeiro e Festival de Prêmios, a festa contou ainda com a tradicional Corrida Ciclística do Padroeiro que reuniu atletas de sete categorias na manhã desse domingo (2).

Mudança na data — Neste ano, as atividades religiosas foram concluídas no dia primeiro de abril, apesar da celebração do padroeiro acontecer em dois de abril. De acordo com a paróquia, a antecipação aconteceu devido ao Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa.

“Neste período, a alusão aos santos é suspensa para que o santo dos santos, que é Jesus Cristo, seja reverenciado de maneira mais especial e intensa através de sua paixão, morte e ressureição”, esclareceu o pároco, padre Luciano Gomes.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *