24/05/2024
Região

SFI: SecTur debate criação de Geoparque em parceria com Unesco

Junto com 15 municípios da região, São Francisco de Itabapoana (SFI) participa de projeto de criação de um Geoparque Global no Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa acontece em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que possui 195 geoparques no mundo, sendo cinco no Brasil.

A prefeitura participa das discussões através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur). Na semana passada, o secretário da pasta, Júnior Junqueira, participou de uma videoconferência com representantes dos municípios envolvidos, como Campos dos Goytacazes e Quissamã.

— Esta iniciativa vai ao encontro do compromisso da prefeita Francimara Barbosa Lemos em valorizar e preservar nossas potencialidades. Através do geoparque, vamos combinar conservação da nossa história e diversidade geológica, educação e crescimento comunitário, promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável e incentivando conexões entre a natureza e a sociedade — afirmou Junqueira, que estava acompanhado do assessor técnico da SecTur, Charles Siqueira.

Um dos temas abordados no encontro foi a participação das cidades na ABAV Expo, feira de turismo que será realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens na cidade do Rio de Janeiro, entre 27 e 29 de setembro. Também ficou acordada a criação de um Ponto de Atendimento Turístico, a ser implantando no Portal de entrada da cidade com material informativo. O espaço é um requisito da Unesco.

Junqueira observou que a criação do geoparque aumentará a visibilidade do município e atrairá “visitantes em busca de experiências autênticas e educativas, o que vai movimentar a economia local e, ao mesmo tempo, promover a preservação”. Segundo ele, com a participação da Unesco, SFI estará conectado a uma rede internacional de geoparques, possibilitando a troca de conhecimento e experiências.

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *