22/06/2024
Região

SFI: Secretaria de Saúde disponibiliza coleta de exames laboratoriais nas unidades ESF

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI) iniciará, no próximo dia 18, a coleta de exames laboratoriais nas 11 unidades polo do Estratégia Saúde da Família (ESF). Antes do início da pandemia da Covid-19, a coleta era realizada em cinco unidades do ESF e no Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas. Mas, seguindo orientação do Ministério da Saúde, como medida de prevenção à aceleração de contágio da doença, foram suspensas temporariamente nas unidades.

De acordo com a Secretaria de Saúde, com o avanço da vacinação e registro de redução da curva de contágio da Covid-19 no município, será possível, além da retomada da coleta nos cinco polos do ESF, a implantação da coleta em mais seis. As unidades polo em SFI são as seguintes:

– ESF – GARGAÚ
– ESF – CENTRO (CLÍNICA DA FAMÍLIA)
– ESF – IMBURI
– ESF – BARRA DO ITABAPOANA
– ESF – PRAÇA JOÃO PESSOA
– ESF – GUAXINDIBA
– ESF – BUENA
– ESF – PINGO D’ÁGUA
– ESF – FLORESTA
– ESF – BOM LUGAR
– ESF – TRAVESSÃO DE BARRA

Segundo a prefeita Francimara Barbosa Lemos, a coleta em todos os polos do ESF é uma ação muito importante para toda população são franciscana, destacando que saúde sempre foi uma prioridade em sua gestão desde o primeiro ano de mandato, em 2017.

“Sendo moradora e usuária dos serviços de saúde do município, conheço a realidade e as necessidades do nosso povo. Realizar o exame de sangue nas unidades de saúde trará um benefício imenso para nós que moramos em SFI, tanto no que se refere à ampliação do acesso ao exame como na economia para as pessoas que às vezes precisam de duas conduções até chegar ao Hospital Manoel Carola para realizar o exame de sangue”, ressaltou a prefeita.

O agendamento para a realização das coletas já está disponível nas unidades polo do ESF e os documentos necessários são: requisição médica do exame, identidade, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS) e comprovante de residência.

Aprovação – A aposentada Janete Caldas, 64 anos, que reside em Gargaú, comemorou a iniciativa. “Vamos ganhar tempo e economizar dinheiro, já que no nosso caso, por exemplo, estávamos gastando duas passagens de ida e volta, eu e meu marido, para realizarmos os exames no Hospital Manoel Carola. A partir do próximo dia 18, o procedimento acontecerá no ESF da localidade onde moramos. Só tenho a agradecer pela medida tomada. Estou muito feliz com isso!”, revelou sorrindo a aposentada.

AscomSFI*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *