SFI recebe Projeto Educação Sanitária em parceria com o Estado

São Francisco de Itabapoana (SFI), através da parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, recebeu na manhã desta quarta-feira (12) o material do Projeto Educação Sanitária nas Escolas Rurais. A entrega aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). O projeto levará a alunos do 5° ano do fundamental de cinco escolas do município, a possibilidade de conhecimento sobre sanidade agropecuária.

“Vamos dar andamento neste importante projeto para o nosso município, que é de população predominantemente agrícola. A SMEC, desde o início, vem apoiando esta parceria e a nossa intenção é ampliar o ‘Educação Sanitária’ para outras escolas“, destacou o secretário de Educação e Cultura, Robson Santana.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA/RJ) enviou os kits que serão disponibilizados aos alunos no próximo dia 21 para a aplicação do projeto, mesmo que remotamente. “Apenas a E.M. Estelita de Araújo Crespo, de Praça João Pessoa, não vai participar nesse primeiro momento, pois estamos aguardando a capacitação da professora, que ainda não realizou, devido a um imprevisto”, revelou a coordenadora geral pedagógica da SMEC, Giselle Pessanha.

As outras quatro unidades de ensino que integram o projeto e já estão com as respectivas professoras capacitadas e habilitadas a receberem o material são: E.M. Anibal Abreu Viana, em Buena; E.M. Laudelina da Silva Moreira, Macuco; E.M. Manoel Alves de Carvalho, Praça Imaculada; e E.M. Manoel Gomes da Silva Lemos, Morro Alegre.

“Além de criar multiplicadores dos temas abordados, queremos que o aluno leve o que aprendeu em sala de aula aos seus familiares, difundindo noções de saúde coletiva através do estímulo à leitura”, destacou o subsecretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Daniel Abílio.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos elogiou a iniciativa, ressaltando que através dos ensinamentos obtidos durante o projeto, os alunos poderão se tonar adultos mais conscientes na questão da educação sanitária, transformando-se ainda em multiplicadores de conhecimento.

Além do Robson, Giselle e Daniel, também participaram do recebimento do material o agente de atividades agropecuárias da SEAPPA/RJ, Rafael Corrêa Cerqueira e o professor mobilizador da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Carlos Cruz da Silva.

Material – O kit contém cartilhas educativas com estórias em quadrinhos, jogos e exercícios trazendo temas a respeito da febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, alimentos seguros, teníase, agrotóxicos e destino das embalagens, e uma bolsa reciclável para guardar o material. Ao término do ano letivo, os participantes receberão certificado, havendo ainda premiação dos melhores trabalhos.

AsCom-SFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *