22/05/2024
Campos

Saúde instala primeiro contêiner no Centro de Referência da Dengue

A prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), instalou o primeiro contêiner no Centro de Referência da Dengue (CRD) nesta terça-feira (2). Os atendimentos começaram a ser feitos desde o primeiro horário da manhã. O segundo contêiner tem previsão de chegada para esta semana.

A instalação dos dois contêineres faz parte das medidas do Gabinete de Crise da Dengue para conter o número de casos da doença, além de chikungunya, no município. O contêiner conta com dois consultórios e uma maca, usada para realizar exames clínicos nos pacientes que chegam ao CRD com suspeita de dengue ou outras arboviroses.

O diretor do CRD, Luiz José de Souza, avaliou os primeiros resultados com a chegada do contêiner. “O fluxo de atendimento está muito melhor e organizado. Já no primeiro dia conseguimos notar um menor congestionamento nos atendimentos e filas menores. Nesse primeiro momento, estão sendo atendidos no contêiner os pacientes de primeira consulta. Os que retornam atendemos dentro do CRD, que é onde ficam armazenados os prontuários”, disse o diretor.

A secretaria Márcia Teles, de 40 anos, esteve no CRD e avaliou o atendimento.

“Esperei os quatro dias de sintomas para vir direto. Estou com prostração e muita dor no corpo. Não enfrentei fila, o atendimento foi muito bom e rápido e a médica foi muito atenciosa”, disse Márcia.

DENGUE EM CAMPOS – De acordo com a base de dados monitorados pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS), foram registradas 6.076 notificações para dengue, entre confirmação laboratorial e clínico epidemiológico. Deste total, há um óbito de um paciente de 64 anos. Já chikungunya foram 182 notificações. Não há registro de zika.

Na estratificação mensal, os casos de dengue ficaram assim: em janeiro foram 848; fevereiro 2.722 e, em março 2.506. Para chikungunya foram 46 casos em janeiro, 59 em fevereiro e 77 em março.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *