24/05/2024
Campos

Saúde de Campos alerta para que pais levem os menores de 2 anos para vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um alerta para que pais e responsáveis procurem os postos de vacinação para imunizarem as crianças menores de 2 anos, 11 meses e 29 dias contra o vírus SARS-Cov-2, que causa a Covid-19. A preocupação vem em decorrência da baixa cobertura vacinal, o que aumenta consideravelmente as chances de infecção pela subvariante Ômicron, que circula no município.

A imunização para esse público específico teve início na última terça-feira (22), no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), que funciona na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e, até o momento, apenas 26 crianças receberam a primeira dose da vacina.

“Os pequenos, apesar de apresentarem quadros graves com uma menor frequência, há um risco aumentado quando nós temos muitos infectados e não vacinados. A única forma que a gente tem para diminuir esse risco é exatamente imunizando uma grande quantidade de crianças, por isso, a importância de os pais levarem seus filhos para a imunização”, enfatizou o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), infectologista Rodrigo Carneiro.

VACINAÇÃO – Neste primeiro momento, estão sendo vacinadas todas as crianças com comorbidades de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, que tomarão três doses para fechar o esquema vacinal contra a Covid-19. A imunização será realizada exclusivamente no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), das 8h30 às 13h. O atendimento é por senha.

Para que a criança seja imunizada, os pais ou responsáveis deverão apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a condição de saúde, RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação.

As comorbidades incluídas como prioridade para a vacinação são: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas; Doença renal crônica; Imunocomprometidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de Down; e Cirrose hepática.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *