24/06/2024
Campos

Saúde de Campos alerta para casos de síndrome respiratória e crianças devem ser vacinadas

A Secretaria Municipal de Saúde voltou a fazer um apelo aos pais e responsáveis para a importância da vacinação das crianças contra o vírus da gripe e o da Covid-19. Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, a sazonalidade de alguns vírus, como o adenovírus, sincicial respiratório, da Influenza (gripe) e Covid-19, este último ainda em circulação, tem sido o responsável pelo aumento significativo no número de casos de crianças com síndrome respiratória atendidas nas unidades de saúde do município, bem como nas da rede privada.

Ele explicou que a junção desses vírus, aliada aos 2 anos de pandemia, que confinou as crianças, fazendo com que o sistema imunológico fosse pouco estimulado, contribuíram para esse aumento no número de infecções respiratórias.

“Teremos muito trabalho pela frente, que é o de conscientizar os pais para que levem os filhos a um posto de vacinação. Mais de 40% das crianças com idade entre 05 e 11 anos não tomaram nem a primeira dose da vacina contra a Covid-19”, disse o secretário.

A meta do município é vacinar cerca de 50 mil menores de 05 a 11 anos contra a Covid-19. Desse total, 29.896 já haviam tomado a primeira dose até sexta-feira (27) e 13.819, a segunda. Já 4.586 crianças receberam a vacina da gripe. O público alvo para a imunização contra a gripe é de 36 mil menores com idade entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para os portadores de comorbidades ou deficiência, a idade é de 6 meses a 11 anos, 11 meses e 29 dias.

Em relação aos casos de síndrome respiratória, somente neste mês de maio, até o dia 26, a Clínica da Criança, em Guarus, atendeu 4.920 crianças de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias, enquanto o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC), 3.455 menores, com a mesma faixa etária. Do total de atendimentos, 80% foram referentes a casos de resfriado, gripe, bronquiolite e pneumonia, segundo a secretaria de Saúde.

POSTOS DE VACINAÇÃO GRIPE E COVID-19:
***Postos exclusivos para vacinação contra a gripe e sarampo em crianças sem comorbidades com idade entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias:
Cidade da Criança
Centro de Saúde de Guarus
UBSF Lagoa de Cima
UBSF Custodópolis
UBSF Parque Rodoviário
UBSF São Sebastião
UBSF Félix Miranda
UBSF Parque Prazeres
UBSF Santos Dumont
UBSF IPS
UBSF Parque Imperial
UBS Penha
UBS Ponta Grossa
UBS Santa Maria
UBSF Saturnino Braga
UBS Tocos
UBS Venda Nova
UBSF Vila Nova
UBSF Morangaba
UBSF Dores de Macabu
UBSF Ponta da Lama
UBS Poço Gordo
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UPH Travessão
UPH Ururaí

***Posto exclusivo para vacinação contra gripe e sarampo em crianças com comorbidades e deficiências de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias:
Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE)

***Posto exclusivo vacinação contra gripe em crianças de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades e deficiências:
Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE)

***Postos exclusivos para vacinação contra gripe para pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades e deficiências
Automóvel Clube
Centro de Saúde de Guarus
Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB)
Quiosque da Rodoviária Roberto Silveira
Clube da Terceira Idade
Drive-thru da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
UBSF São Sebastião
Vila Olímpica do Jardim Carioca

Subcom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *