Rioprevidência alerta pensionistas nascidos em fevereiro para recenseamento obrigatório - Tribuna NF

Rioprevidência alerta pensionistas nascidos em fevereiro para recenseamento obrigatório

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) informa que os pensionistas do Estado, aniversariantes de fevereiro, devem agendar o comparecimento a uma das 18 agências do órgão, para realizar o Recenseamento Obrigatório 2023/2024, a partir de quinta-feira (01/02). O agendamento pode ser feito pelo site www.rioprevidencia.rj.gov.br  ou pelos telefones de atendimento 0800-285-8191 (chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (chamadas de fixo ou celular).

O beneficiário deve comparecer na data, horário e local agendados, munidos dos documentos de Identidade (RG), CPF, Comprovante de Residência e Título Eleitoral. O Rioprevidência alerta que quem não fizer o recenseamento poderá ter o pagamento do benefício suspenso até que regularize a situação no órgão. O censo prosseguirá ao longo de 2024, sempre obedecendo ao mês de aniversário do segurado. Cerca de 83 mil pensionistas devem fazer o procedimento.

Na fase atual, os pensionistas militares somente serão submetidos ao recenseamento se estiverem associados ao Rioprevidência, ou seja, aqueles cujos instituidores da pensão vieram a óbito até 31/12/2021.

Por exigência da Lei 10.887/04, o Rioprevidência tem o compromisso de realizar o recenseamento a cada cinco anos, não somente para a atualização dos dados cadastrais, mas, principalmente, para auditoria periódica e obrigatória da folha de pagamentos. Além de permitir a efetiva avaliação atuarial, o procedimento garante a segurança dos pagamentos dos benefícios previdenciários.

Para mais informações sobre o procedimento, incluindo regras aplicáveis a pensionistas, acamados ou residentes fora do Rio, impossibilitados de comparecer aos postos do Rioprevidência, acesse o site da autarquia: www.rioprevidencia.rj.gov.br.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *