28/05/2024
Região

Rio tem sensação térmica de 52,7 graus às 8h30 desta segunda-feira

Ainda nem é verão. Mas Fernanda Abreu já pode atualizar seu hit. Até as 8h30 desta segunda-feira, o Rio teve um registro de sensação térmica de 52,7 graus, feito em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, informou o Alerta Rio, sistema da prefeitura. Foi nesse horário, no mesmo bairro, que já teve também a marcação mais alta, até o momento, de 36,4 graus de máxima.

A nova sensação térmica ultrapassa a do domingo, que chegou a 50,5 graus. Para esta segunda-feira, segundo o Alerta Rio, a máxima prevista é de 41 graus. Desde as primeiras horas da manhã, o calor intenso pôde ser sentido em diversos pontos da cidade.

O Rio de Janeiro é um dos estados do Brasil atingidos pela onda de calor que colocou em alerta as regiões Centro-Oeste e Sudeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, esse fenômeno é causado pelo El Niño, o que deve ocasionar mais ondas de calor até o ano que vem. Apesar disso, os cariocas devem ter um alento no meio da semana, com a chegada de uma frente fria. Para hoje, no entanto, os termômetros permanecem na casa dos 40 graus.

— Bastante atenção: serão dias de extremos. Quarta, quinta e sexta terão chuva, mas o calor pode condicionar tempestades, inclusive com queda de granizo — pontua Andrea.

Já a umidade relativa do ar pode apresentar valores entre 12% e 20% durante a tarde de hoje, quando os índices adequados à saúde humana são de 60%. Ontem a cidade registrou 24,3%.

Fonte: O Globo

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *