PT confirma candidatura de Márcia Tiburi ao Governo do RJ - Tribuna NF

PT confirma candidatura de Márcia Tiburi ao Governo do RJ

Publicidade Dengue Prefeitura de Campos

O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou, na noite desta quarta-feira (1), a professora Márcia Tiburi como candidata da legenda ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. A convenção estadual, que ocorreu na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio, também apresentou o nome de Lindbergh Farias como candidato a reeleição no Senado.

Márcia Tiburi tem 48 anos, nasceu na cidade de Vacaria (RS) e é formada em Filosofia e Artes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde concluiu mestrado e doutorado em Filosofia.

A candidata do PT ao Governo do Estado tem diversos livros publicados, entre eles “As Mulheres e a Filosofia”, o romance “Magnólia”, e “Como Conversar com um Fascista – Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro”.

Antes de se filiar ao Partido dos Trabalhadores, em março deste ano, Tiburi fez parte do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), entre 2013 e 2017.

Durante o evento que lotou o auditório da ABI, Marcia disse que, se for eleita, irá investir na geração de emprego e renda, além de incentivar a economia criativa no estado. A candidata também acredita que as escolas públicas devem funcionar em período integral.

“O nosso compromisso é com a população do estado do Rio de Janeiro. Ninguém aqui tem medo de ser feliz. Nós queremos ampliar a nossa conversa. Nós queremos melhorar a vida das pessoas com trabalho e emprego. Vamos construir um novo futuro juntos.”

Senado

Os petistas também confirmaram a candidatura de Lindbergh Farias ao Senado. Sua trajetória política teve destaque pela primeira vez em 1992, quando foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e liderou o movimento dos cara-pintada, pressionando os parlamentares pelo impeachment do então presidente da República Fernando Collor de Mello.

Lindbergh foi deputado federal por dois mandatos. O primeiro deles pelo PCdoB, eleito em 1994. Já pelo PT, venceu a eleição em 2002.

O político também foi prefeito de Nova Iguaçu (RJ), entre 2005 e 2010, quando deixou o poder executivo municipal para tentar uma vaga no Senado. Na ocasião, Lindbergh foi o senador mais votado do Rio de Janeiro, com 4.213.749 votos, o equivalente a 28,65% dos votos válidos.

“Márcia foi um grande achado do presidente Lula. Ela vem de fora da política tradicional e nós da esquerda precisamos disso. Ela é uma mulher trabalhadora. Ela levanta uma discussão concreta sobre as mulheres mais pobres, que na crise são as que mais sofrem. Eu sou 100% Márcia Tiburi”, comentou Lindbergh durante a convenção.

O PT ainda reforçou durante o encontro que Lula será o candidato da legenda à Presidência da República. Segundo as lideranças estaduais, o ex-presidente terá sua candidatura registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no próximo dia 15 de agosto.

Contudo, em função de sua condenação em segunda instancia pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), no processo do tríplex, Lula está inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. Os petistas, porém, apostam que o futuro parecer do TSE poderá ser favorável ao candidato.

G1*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *