18/06/2024
Campos

Prossegue serviços de limpeza e reparos na Pelinca e Tamandaré

Equipes permanentes de limpeza, manutenção e reparos das galerias de drenagem pluvial (de águas das chuvas) estão atuando na desobstrução e limpeza de galerias pluviais (que drenam águas das chuvas) nas ruas dos bairros Pelinca e Tamandaré. Os trechos das ruas que apresentam problemas na drenagem das águas das chuvas estão sendo escavados por máquinas retroescavadeiras para retirada das manilhas obstruídas que são substituídas, ao mesmo tempo que as caixas de captação de águas (ralos) passam por reparos.

O Secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro informa que os trabalhos implicam complexidade de engenharia hidráulica, haja vista que todo volume de águas pluviais dos bairros Pelinca, Tamandaré e Dom Bosco é carreado para o Canal do Queimado que por sua vez aduz as águas para o Canal Campos-Macaé.

“Para dar celeridade no escoamento das águas das chuvas captadas pelas galerias, antes realizamos os trabalhos de dragagem do Canal do Queimado. Em seguida iniciamos os serviços de desobstrução, limpeza e reparos no sistema de drenagem, com substituição de manilhas obstruídas, limpeza e reparos com obras de alvenaria nas caixas de coleta das águas, reposição das grelhas dos ralos e até identificamos ligação irregular de galeria de esgoto sanitário em pontos das galerias de águas pluviais. Realizamos esses reparos na Avenida Pelinca e prosseguimos com obras no Parque Tamandaré, como nas ruas Marechal Rondon e Mariana de Brito. Outras equipes atuam em outros bairros, como no Parque Tomaz Coelho e em diversos bairros na região de Guarus”, informa Fábio Ribeiro.

Nesta semana as equipes atuam com equipamentos como talhas (guinchos, marteletes) e ferramentas manuais adequadas para retirada das grelhas e fazer desobstruções, limpeza de lixo, detritos e até mesmo entulhos encontrados nas caixas dos ralos que recebem as águas que correm nas sarjetas. Nas Ruas Conselheiro José Fernandes e Conselheiro Tomás Coelho, dentre outras foram retirados muito lixo e restos de obras solidificados nas caixas dos ralos de coleta de águas das chuvas.

As equipes cumprem programação no sistema de rodízio de forma que a cada semana estejam atuando em ruas com registros de obstruções. Nesta semana são contempladas ruas dos bairros da margem direita do Rio Paraíba do Sul como Pelinca, Tamandaré e Tomáz Coelho, bem como em bairros da margem esquerda, como no Parque Cidade Luz, Parque Prazeres, Parque Veredas e Santa Rosa.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *