Projeto Óleo Legal recebe mais 70 litros de óleo de cozinha usado em SFI

Welton Caldeira, proprietário da Lanchonete Lá Casa dos Salgados, em Praça João Pessoa, São Francisco de Itabapoana (SFI), é mais um que aderiu ao Projeto Óleo Legal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). O comerciante manteve contato com a Sema e na quarta-feira (27) entregou 70 litros de óleo de cozinha usado, recebendo em troca 35 vidros de detergente de 500 ml cada.

“Parabenizamos a iniciativa dele em se preocupar com o meio ambiente, evitando assim a contaminação do solo e da água. Antes de saber da existência do projeto, o comerciante admitiu que descartava o óleo de forma inadequada. Todos na lanchonete ficaram muito felizes pela ação solidária e também pelos detergentes recebidos”, ressaltou o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Manoel Mendes.

A titular da pasta, Luciana Soffiati, informou que o óleo para ser recolhido é preciso estar devidamente armazenado em garrafa pet, sem adição de água ou restos alimentares. O material é destinado a uma empresa, que realiza o tratamento do resíduo, ofertando ao município os detergentes.

“Esperamos que a conscientização cresça cada vez mais. Além de impedir a contaminação dos lençóis freáticos, o projeto contribui para que possamos receber o ICMS Ecológico. O ponto de entrega é a sede da Sema, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana nº 230/Alto, ao lado da Secretaria Municipal de Agricultura, no Centro. O horário é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para cada dois litros de óleo, será doado um vidro de detergente”, finalizou Luciana.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *