Profissionais de saúde começam a receber a dose de reforço em Campos

Começou nesta segunda-feira (27), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para profissionais de saúde de Campos. A Secretaria de Saúde separou três postos exclusivos para a imunização de reforço que, inicialmente, somente será aplicado nas pessoas que foram vacinadas com a CoronaVac entre 20 de janeiro a 1º de março deste ano. Para receber a terceira dose na Paróquia Santa Teresinha, na Vila Olímpica do Jardim Carioca ou na Fundação Municipal de Esporte (antiga AABB), o profissional da saúde deve ter completado o esquema vacinal (com as duas primeiras doses) há mais de seis meses.

“Extremamente importante esse reforço, especialmente para a gente que atua na área de saúde passar mais segurança aos nossos pacientes e familiares. Passamos por um período de muito susto, muita preocupação e o reforço, mesmo a gente sabendo que não impede que a pessoa pegue Covid, traz uma certa tranquilidade porque a terceira dose vai permitir um quadro de menor gravidade da doença. Estou muito feliz por participar desse momento histórico”, contou Ariana Melo, de 36 anos, servidora de atendimento ao público em uma clínica de diagnóstico por imagem da área central.

A fisioterapeuta Carla Manoela Tavares de Souza, 35 anos, indica a imunização como medida mais certeira de vencer a Covid-19. “Tenho meu consultório em Farol e sei da importância de buscar a imunização. E, por mais que não haja certeza quanto a nada em relação à Covid-19, sabemos que a vacina pode nos salvar e, com o reforço, temos mais chances de, se ficarmos doentes, desenvolvermos sintomas mais leves e nos recuperarmos. Precisamos acreditar que a vacina vai nos imunizar. Não temos como comprar a vacina e, se o SUS está nos privilegiando com o reforço, é porque é algo realmente importante. Eu acredito na vacinação e recomendo a todos os meus pacientes que tomem a vacina contra a Covid-19”.

O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção de Saúde (Subpav), Charbell Kury lembra que a secretaria está atendendo recomendação do Ministério da Saúde, que aprovou a dose de reforço a partir de seis meses após a imunização completa. Para receber a dose de reforço, os trabalhadores devem apresentar o comprovante de vacinação das duas doses, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de vínculo empregatício ou comprovante do Conselho responsável pela categoria.

O calendário de vacinação seguirá as letras do alfabeto por iniciais de nome. Entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, serão imunizados os profissionais cujos nomes começam com a letra A até a letra N. Os demais receberão a dose de reforço a partir do dia 4 de outubro. Concluído o calendário, a secretaria fará repescagem para os profissionais que, por alguma razão, não conseguiram tomar a vacina.

CRONOGRAMA
PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE E SEGUNDA DOSE DA CORONOVAC ENTRE 20/01 E 01/03
SEGUNDA-FEIRA (27/09)
A; B; C
TERÇA-FEIRA (28/09)
D; E; F
QUARTA-FEIRA (29/09)
G; H; I
QUINTA-FEIRA (30/09)
J; K; L
SEXTA-FEIRA (01/10)
M; N

POSTOS DE VACINAÇÃO:
PARÓQUIA SANTA TERESINHA
VILA OLÍMPICA DO JARDIM CARIOCA
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO ESPORTE (AABB)

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *