27/05/2024
Região

Prevenção da Diabetes é uma preocupação dos municípios e do Rio de Janeiro; os números são alarmantes

Quase um ano da sua inauguração, a Prefeitura Municipal de Saquarema, com a coordenadora e endocrinologista Dra. Fernanda Pescador desenvolvem ações voltadas para o tratamento de diabéticos de moderado e alto grau de risco, comorbidades frequentemente associadas à doença, além da redução das complicações e controle dessas comorbidades no município.

Com o objetivo de ser uma unidade de referência aos casos de maior complexidade, o local também subsidia ações voltadas à promoção, prevenção e detecção precoce das complicações causadas pelo diabetes.

O sucesso é tão grande que o Estado do Rio de Janeiro também pretende iniciar o mesmo modelo, a médica hoje controla às estatísticas da capital.

Com isso, os pacientes com suspeita ou diagnósticos e classificação de risco da doença serão encaminhados, pelas Unidades Básicas de Saúde – UBS, unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF e Policlínica, já com o estabelecimento do diagnóstico e a classificação de risco. Entre os médicos especialistas, a unidade contará com endocrinologista, cardiologista, angiologista e ortopedista. Enfermeiros, nutricionista e assistente social complementam a equipe do modelo.

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *