Prefeitura de SFI define esquema de assistência em Saúde durante o Verão 2020

Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), definiu o esquema de assistência do setor durante os finais de semana do Verão 2020, período que a cidade registra o aumento significativo de visitantes.

Os últimos detalhes foram deliberados na manhã desta segunda-feira (30), na sala de reuniões do Executivo municipal. O encontro contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, e dos coordenadores do Serviço Municipal de Resgate, da Atenção Básica, dos Serviços de Transporte e dos polos de Programa Saúde da Família (PSF).

“Para melhor atender, dividimos o trabalho em três níveis: assistência hospitalar e pré-hospitalar, disponível 24h no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC) e nas unidades de Saúde de Barra do Itabapoana e do Centro; assistência e transporte de pacientes e ações de prevenção e informação”, explicou Campista. Ele informou que este aparato inicia no próximo sábado (4), sendo estendido até o Carnaval.

Com base nesta divisão, os atendimentos relacionados a socorro e transporte dos casos de urgência e emergência contarão com uma alteração: nos finais de semana a base do Resgate Centro será deslocada para Santa Clara. Há ainda uma base em Barra do Itabapoana e outra em Gargaú. O serviço deve ser acionado pelo telefone 192.

Já as atividades de prevenção e informativas serão promovidas em Manguinhos, Guaxindiba, Santa Clara e Gargaú. Nestes locais, será montado um espaço, onde haverá aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de preservativos. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários e de endemias também vão fornecer informações e orientações relacionadas à assistência. O funcionamento será aos sábados, entre 9h e 17h, e aos domingos, entre 9h e 12h.

A prefeita salientou que “neste ano, nosso planejamento foi mais tranquilo, visto que, desde 2017, a rede municipal de Saúde conta com trabalhos de reestruturação”. Ela citou importantes realizações, como a reabertura e o melhoramento da emergência do HMMC, cuja internação teve o número de leitos ampliados. A unidade contou ainda com a abertura da emergência pediátrica. Também foram lembradas a implantação de duas bases do Resgate e a inauguração da Unidade de Saúde do Centro.

Ascom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *