Prefeitura de Campos realiza mais uma entrega dos kits do Mãe Coruja - Tribuna NF

Prefeitura de Campos realiza mais uma entrega dos kits do Mãe Coruja

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social entregou nesta quarta-feira (08), mais 180 kits do Programa Mãe Coruja. No evento, que aconteceu na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, as mães beneficiárias, que são gestantes ou mulheres que tiveram bebês há pouco tempo, receberam todo o material necessário que servirá para ajudar no enxoval dos primeiros meses de vida da criança.

A entrega desta quarta-feira (08) contou com a participação da primeira-dama Tassiana Oliveira, do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho. Lançado pela Prefeitura em março de 2022, o Programa Mãe Coruja já beneficiou mais de 1.982 gestantes em situação de vulnerabilidade.

O kit é composto por uma bolsa, mochila térmica, mamadeiras, trocador, macacão longo e curto, body com manga e sem manga, casaquinho com capuz, toalha de banho, edredom, meias de algodão, luva e banheira. Depois da entrega, as mamães puderam participar de um café da manhã especial.

A primeira-dama Tassiana Oliveira falou sobre a importância dos kits para as mães. “Muitas mães encontravam a gente e falavam que não tinham, às vezes, uma mamadeira para o filho que ia nascer. A gente pensou em cada detalhe do kit do Programa, porque a gente sabe da importância dele para muitas mulheres, porque ser mulher e mãe não é nada fácil. É importante destacar que o Mãe Coruja foi criado por nós, mas é um benefício independente do nosso governo. É lei e vai servir muito para as futuras mamães”, disse Tassiana.

“Todo o material que compõe o kit foi trabalhado e pensado por todos nós, nos mínimos detalhes. Se a gente for lembrar, este kit nunca foi disponibilizado para as mães que têm dificuldades. Agora elas podem contar com o kit completo que vai ajudar e muito”, pontuou o secretário Rodrigo Carvalho.

Para a beneficiária Jhenifer dos Santos, que está grávida de 8 meses, o kit chegou em ótima hora, já que descobriu a gravidez com 5 meses e ainda não tem nada montado. “Eu estava muito perdida, mas ontem mesmo eu recebi a ligação do CRAS e fiquei muito feliz de conseguir o kit para montar o enxoval do meu bebê. Vai me ajudar muito”, contou.

Para a futura mãe Jaciara Alves, grávida de 8 meses, o kit também chegou em boa hora. Eu estou muito feliz de receber esse kit novinho para a minha princesa. Meu marido está desempregado, então a gente não tem quase nada para ela. Não só o kit, mas muita coisa que a Prefeitura está fazendo, está nos ajudando bastante”, disse.

A beneficiária Sabrina Nascimento, que já é mãe do Marcos Daniel, de apenas 23 dias, falou sobre como o kit vai ajudar nesses primeiros meses de vida do seu filho. “Como eu não tenho condições de montar o enxoval, eu logo procurei o CRAS para me cadastrar e conseguir o kit, porque eu sabia que seria difícil de comprar as coisas para ele”, explicou.

Para ter direito ao benefício, a gestante deve ser moradora do município, estar inscrita ou se inscrever no ato do requerimento no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, e ser referenciada nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da área onde reside. As entregas dos kits estão sendo feitas por equipes técnicas, a partir do sétimo mês de gestação.

O evento também contou com a presença da diretora de Proteção Social Basica, Paloma Campos, da diretora de Proteção Social Especial, Maria Amélia Lopes.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *