25/06/2024
Campos

Prefeitura de Campos firma parceria com o Instituto Sawanna por Todos

O prefeito Wladimir Garotinho esteve reunido, nesta segunda-feira (18), com os fundadores do Instituto Sawanna por Todos, Lena Souza e Juarez Machado, para formalizar a intenção de um convênio com a Rede Campos de Saúde Pública, o que garantirá aos assistidos a oferta de serviços com consulta de psicologia, nutrição, odontologia, fisioterapia, assistência jurídica e fonoaudiólogo. O Instituto atende 79 crianças e 260 adultos portadores de neoplasias.

“Desde o início do governo, eles vêm lutando para incluir o Instituto na Rede Campos de Saúde Pública. Hoje, nós tivemos uma reunião e vamos firmar um contrato com essa importante instituição que cuida de crianças e adultos acometidos pelo câncer. Parabéns a Lena e seu marido Juarez pela dedicação a essa causa tão nobre”, disse o prefeito.

Para Lena, o olhar e a assistência do poder público são de extrema importância para dar continuidade a esse projeto. “Eu agradeço muito ao prefeito por olhar com carinho para o Instituto Sawanna por Todos. Esta é uma conquista e esperamos poder somar ao poder público em prol dos assistidos”.

O INSTITUTO – Fundado em outubro de 2016, o Instituto Sawanna por Todos atua na prevenção, no acompanhamento do tratamento e na humanização dos serviços já prestados para pacientes oncológicos. Além disso, o espaço, situado na Rua Barão da Lagoa Dourada, 136, Centro, recebe cabelos e corta para confecção de prótese capilar e, ainda, realiza doação de gorros e turbantes.

Seu nome é uma homenagem a Sawanna Araújo, filha do casal, e que tinha 6 anos de idade quando foi diagnosticada com leucemia linfoide aguda, em janeiro de 2015. Em novembro do mesmo ano, sua família se mobilizou por uma semana para receber bolsas de sangue e plaquetas. A ação resultou na doação de oito bolsas de sangue e oito de plaquetas, que acarretaram a alta da menina após 23 dias internada. Ela continuou o tratamento em casa. Mas, em agosto de 2016, exames comprovaram que a doença havia voltado. Sawanna faleceu em setembro do mesmo ano.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *